
Eduardo Henriques, natural de Lisboa e nascido em 1970, é atualmente diretor da AICEP em França. Por outro lado, também é conselheiro económico e comercial junto da Embaixada de Portugal em Paris. Tem uma carreira sólida no comércio externo e na internacionalização das empresas portuguesas. E o seu percurso é marcado pelo compromisso, coerência e paixão pelo que faz.
Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada, onde lecionou durante oito anos, Eduardo Henriques especializou-se em Economia Internacional e Estudos Europeus através de pós-graduações no ISEG e ISCSP. Ingressou na AICEP (então ICEP) em 1997 e desde então representou Portugal em mercados estratégicos como Chile, Marrocos e Espanha.

“Sempre gostei de viajar e descobrir o mundo. Foi esse o bichinho que ficou e que influenciou o meu percurso internacional”, partilha.
Em 2020, assumiu a liderança da delegação da AICEP em Paris, promovendo o investimento estrangeiro em Portugal e o apoio às empresas portuguesas que exportam para França.
Além do cargo público, destacou-se também no associativismo: foi membro fundador da Associação de Amizade Portugal–Letónia, participou no Grupo de Impulsão Económica Portugal-Marrocos e foi vice-presidente da Câmara Hispano-Portuguesa de Comércio.
Para Eduardo Henriques, ser português é motivo de orgulho: “Portugal é pequeno, mas conseguiu muito. Temos uma capacidade única de ir mais além”. A sua mensagem é clara: “Tenham orgulho em ser portugueses. Somos um povo de conquistadores”.
Eduardo Henriques é um verdadeiro exemplo de dedicação à promoção de Portugal no mundo, reunindo experiência, visão e paixão por servir o país além-fronteiras.
Ver também: