Quarta-feira, Julho 16, 2025
InícioArtigos LusopressUS Lusitanos: uma foto que marca a história do clube

US Lusitanos: uma foto que marca a história do clube

A sala Vasco da Gama, em Valenton, foi palco de um evento especial. A ocasião reuniu quatro gerações de presidentes do Union Sportive Lusitanos de Saint-Maur. Durante o almoço inaugural da Semana da Gastronomia Portuguesa, promovido pela Rádio Alfa, uma fotografia inesperada ficou assim registada. Esta imagem simboliza a continuidade e a amizade que sempre caracterizaram o clube. O encontro contou com Mapril Baptista (presidente atual), Arthur Machado (presidente entre 2011 e 2019), Marco Oliveira (presidente entre 2007 e 2011) e Armando Lopes (presidente histórico entre 1971 e 2002).

US Lusitanos: uma foto que marca a história do clube
Marco Oliveira, Arthur Machado, Armando Lopes e Mapril Baptista

A importância da fotografia

O momento surgiu, inicialmente, de forma casual, mas rapidamente se transformou num marco importante na história do clube. Deste modo, Mapril Baptista contou que Arthur Machado sugeriu tirar uma fotografia com os quatro presidentes presentes. A ideia foi aceita com entusiasmo e a imagem ficou para a história.

Arthur Machado também explicou a importância do momento, destacando que, com o passar dos anos, encontros como esse se tornam mais raros. “Acho que este era o momento certo. Os anos vão passando e alguns de nós já estão numa certa idade. Então pensei: ‘Este é o momento de fazer esta fotografia, que ficará para a história’, porque, a qualquer momento, um de nós poderá partir, e depois a fotografia já não terá o mesmo significado e encanto”, disse.

Por sua vez, Armando Lopes viu neste encontro uma forma de fortalecer os laços de amizade e recordar os tempos de glória do clube: “Continuamos a ser bons amigos e foi com muito gosto que tirei essa fotografia, tanto para guardar uma boa recordação, como para reforçar a amizade que tenho com todos os presidentes do clube”.

Marco Oliveira também partilhou a satisfação de estar presente: “Foi importante assinalar este momento com pessoas que marcaram a sua passagem e que contribuíram, em diferentes épocas, para que o clube se mantivesse onde está hoje”.

O sucesso da equipa

Além da fotografia histórica, o almoço serviu também para refletir sobre a excelente temporada da equipa principal. Sob o comando de Hélder Esteves, a equipa ocupa o primeiro lugar na Divisão Nacional 3 e está perto da Nacional 2. Mapril Baptista, desde que assumiu a presidência em 2019, tem sido uma peça fundamental no sucesso do clube.

Mapril Baptista, presidente do clube, com o treinador da equipa principal, Hélder Esteves

“Quando cheguei, o clube tinha cerca de 250 licenciados. Hoje temos 750. Esse crescimento é o resultado de um trabalho árduo e coletivo”, afirmou. Destacou ainda a aposta em uma equipa técnica maioritariamente portuguesa, algo que se revelou positivo. “Estamos em primeiro lugar e confiantes de que conseguimos alcançar a Nacional 2 com muito trabalho e um pouco de sorte”, disse.

O apoio dos antigos presidentes

Armando Lopes mostrou-se muito entusiasmado com o momento. “Estou muito feliz pelo desempenho da equipa. Desejo-lhes muito sucesso na subida de divisão e no futuro”, afirmou.

Marco Oliveira também partilhou o mesmo sentimento: ver o clube atingir este nível de sucesso é motivo de grande orgulho. “Sempre tive uma ligação especial ao clube. Fui jogador antes de ser dirigente e continuo a apoiar a equipa com muita paixão”, disse.

Arthur Machado, por fim, expressou o seu apoio incondicional ao atual presidente e à equipa. “Mapril Baptista merece toda a felicidade. Ele tem feito um trabalho notável e está no bom caminho”, afirmou.

O legado e o futuro do clube

Neste sentido, o US Lusitanos tem dado passos importantes desde a reestruturação em 2019. O clube passou assim a contar com novos investidores e aumentou o seu orçamento. Esses investimentos têm sido, portanto, fundamentais para o crescimento e estabilidade da equipa.

Mapril Baptista concluiu: “O clube foi fundado por portugueses e, por respeito a esse legado, trabalhamos para alcançar a Nacional 2.” A força da comunidade portuguesa em França continua a ser uma grande fonte de apoio para o clube.

Com o desempenho excelente da equipa e a união das várias gerações de presidentes, o futuro do US Lusitanos de Saint-Maur está mais promissor do que nunca. O clube segue firme na sua caminhada para novos sucessos.

ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares