No passado dia 21 de março, a Academia do Bacalhau de Paris (ABP) reuniu-se na sala Vasco da Gama, em Valenton, para o jantar-tertúlia da Semana Gastronómica Portuguesa. Este evento não só celebrou a rica cultura e gastronomia de Portugal, como também marcou a entrada de três novos membros, reforçando a importância da solidariedade e da portugalidade.

Gabriel Lobão: uma nova geração de compadres

Gabriel Lobão, ex-finalista do programa The Voice França, foi um dos grandes destaques da noite. O cantor e músico, conhecido pelo seu talento, tem uma forte ligação com a ABP, graças ao seu pai, que sempre foi uma figura ativa nas reuniões da associação. “Conheci a Academia do Bacalhau através do meu pai, que é membro e conhece todos aqui presentes”, partilhou, com um sorriso genuíno.
Antes de ser oficialmente membro da ABP, Gabriel já havia sido condecorado como membro de honra. Este título foi atribuído pelo presidente da ABP, Fernando da Cunha Leal. “Desde então, venho todos os meses para celebrar a nossa cultura e partilhar momentos de boa companhia”, revelou. No entanto, foi o seu amor pela tradição e pela amizade que a associação representa que o levou a dar um passo maior: “Já tinha a gravata, mas depois disse ao Fernando: ‘Quero ser membro efetivo’. E hoje, sou oficial da Academia do Bacalhau e estou muito feliz por isso”, comentou.
Gabriel Lobão acredita que a ABP tem o poder de atrair a nova geração de portugueses. “A Academia é amizade, solidariedade e portugalidade. Nós falamos português e temos até multas se não o fizermos”, brincou. Ele espera que a sua visibilidade, adquirida pelo programa The Voice, inspire mais jovens a aderirem à associação, pois acredita que a juventude representa o futuro.
Jorge Manuel Pinto Lopes: a tradição familiar
Outro novo membro da ABP foi Jorge Manuel Pinto Lopes, que traz consigo uma ligação familiar forte à instituição. O seu irmão, Manuel Pinto Lopes, vice-presidente da Academia, foi o seu padrinho e a relação fraternal conferiu à sua entrada um significado especial. “Sempre nos entendemos muito bem. O facto de o meu irmão ser o meu padrinho é uma honra para mim”, afirmou Jorge Manuel.

Com uma filosofia de vida voltada para a ajuda ao próximo, Jorge Manuel considera que a ABP reflete os seus valores. “Sempre procurei ajudar sem esperar nada em troca. E se puder ajudar mais pessoas, farei-o com prazer”, afirmou. Comprometido com a causa, ele promete estar presente em todos os jantares possíveis e ser um pilar de apoio na comunidade da ABP.
José Alberto de São Pedro: contribuindo para a comunidade
José Alberto de São Pedro também fez parte dos novos membros da ABP, tendo sido incentivado pelo amigo e compadre, Augusto Pinho. “Foi com ele que fui a vários jantares e, aos poucos, fui criando uma ligação maior com a Academia”, revelou. Para José Alberto, o mais importante é contribuir ativamente para a comunidade, participando em todas as iniciativas e ajudando quem mais precisa. “Vou fazer tudo o que puder para contribuir e incentivar outros portugueses a se juntarem à ABP”, afirmou.

Solidariedade: a ajuda à pequena Maria Flor

No final de fevereiro, a ABP demonstrou mais uma vez o seu compromisso com causas solidárias, ao apoiar a pequena Maria Flor, uma criança de 3 anos com uma doença rara, a Aciduria D-2 Hidroxiglutárica. Esta condição metabólica e genética, sem cura, afeta o seu desenvolvimento e limita várias funções motoras e sensoriais. A história de Maria Flor chegou à ABP através da comadre Fernanda Rodrigues, que tem sido uma das principais impulsionadoras desta causa.
Comovida com a situação, a ABP angariou assim fundos para oferecer à pequena Maria Flor um equipamento essencial: uma cadeira de atividades adaptada. Este gesto de solidariedade foi entregue pessoalmente pelo vice-presidente da ABP, Alexandre Lopes, em Esposende. A cadeira permite à menina interagir melhor com outras crianças e ter uma postura correta durante as refeições.
Os pais de Maria Flor, Ricardo e Daniela, expressaram sua gratidão pela ajuda. “Somos eternamente gratos pelo gesto da Academia do Bacalhau. A cadeira que nos entregaram é essencial para que Maria Flor possa interagir com outras crianças e manter uma postura correta”, disseram emocionados.
Assim, este gesto de solidariedade é mais uma prova de como a ABP, além de ser um espaço de convivência e celebração da cultura portuguesa, também se dedica a causas que fazem a diferença na vida daqueles que mais precisam.