A feira Maison&Objet, realizada de 5 a 9 de setembro de 2024, foi um evento crucial para o setor de design e decoração em Paris. Contudo, a realização em simultâneo dos Jogos Paralímpicos de Paris impactaram a feira Maison&Objet no que respeita à afluência de visitantes. O evento de grande escala desportivo desviou parte do público habitual da feira, impactando o número de visitantes.
A segunda edição de 2024 da feira Maison&Objet, um espaço crucial para a apresentação de novas tendências e inovações é reconhecido pela sua importância nos setores de mobiliário e decoração, teve lugar no Parque de Exposições de Villepinte.
Jogos Paralímpicos de Paris impactam feira Maison&Objet
Este ano Maison&Objet contou com a presença de mais de 2.300 marcas, das quais se destacaram 33 empresas portuguesas. Apesar disso, houve diminuição na afluência de visitantes. Mas, a feira contou com 44% de visitantes internacionais, oriundos de 144 países.
Portugal esteve bem representado. Entre as várias empresas presentes, encontrámos as marcas Nosse Ceramic e a Belo Inox. A LusoPress falou com ambas para saber como aproveitaram esta oportunidade para reforçar a sua presença internacional.
Bárbara Carvalho, da Nosse Ceramic, destacou o sucesso da marca em atrair novos mercados, mesmo com a menor afluência. Mário Machado, da Belo Inox, também notou uma queda no número de compradores, atribuindo parte deste declínio à coincidência com os Jogos Paralímpicos, o que gerou dificuldades de acesso e aumentou os custos de hospedagem.
Apesar das adversidades, as empresas portuguesas tiveram uma participação positiva e conseguiram fechar novos negócios. Em evidência esteve a qualidade e inovação do design português, reforçando a presença de Portugal no mercado internacional.
Por fim, se por um lado, os Jogos Paralímpicos de Paris limitaram o público da Maison&Objet 2024. Por outro lado, a forte participação das marcas portuguesas atenuou o impacto e isso deixou a garantia de que continuam a consolidar o seu prestígio global.