“Aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós.” Isto disse Amado Nervo, um dos grandes poetas da América Latina do século XIX. E hoje uso a frase como mote para o momento em que o livro em homenagem à Lídia Sales foi lançado na aldeia da Cunha, no concelho de Sernancelhe.
Eu sou a Verónica Ferreira e fui autora deste livro, a pedido do marido José Gomes de Sá.
Escrever sobre a Lídia obrigou-me a mergulhar na sua história, nos relatos e testemunhos da sua família, amigos e parceiros de negócio. A Lídia foi, sem dúvida, uma mulher grande, sem precisar de ser pequena, de passar por cima dos outros e de ferir para alcançar o êxito.
A Lídia foi uma mulher completa que viveu e lutou até ao último dia, até ao momento derradeiro do seu último suspiro que lhe permitiu seguir de alma e consciência tranquilas por saber que viveu tudo o quanto pode de forma leal, intensa e honesta. Filha, irmã, mulher, mãe e amiga. A Lídia foi tudo e seria ainda mais se o tempo não se lhe tivesse fugido à frente da doença que lhe encurtou a vida.
Obrigada, José Gomes de Sá pela confiança quando me atribuiu este tremendo desafio.
Mas também, obrigada a todos aqueles que de forma generosa e nua partilharam comigo um pouco, sei que será sempre pouco, de tanto que a Lídia inscreveu em cada um.
Obrigada, Lídia por também tu um dia me teres acolhido na família LusoPress.
Livro “Lídia – Unindo os Portugueses”
O livro “Lídia – Unindo os Portugueses” é um obra de homenagem à sua memória e legado, mas também tem um objetivo maior.
Este livro procura reunir verbas para beneficiar a bolsa de investigação que está a ser criada em nome da Lídia Sales na Liga Portuguesa contra o Cancro. Uma ação da ALUP – Associação Lídia Unindo os Portugueses, criada a título póstumo para ajudar na investigação e tratamentos da doença, em particular nas crianças.
O lançamento aconteceu na aldeia da Cunha, concelho de Sernancelhe, lugar tão especial para a Lídia. Dessa forma, e com o propósito de perpetuar a memória da Lídia Sales a LusoPress anunciou uma grande novidade.
Em primeiro lugar, a gala anua dos Portugueses de Valor vai ter um novo prémio em homenagem à Lídia Sales. Após o anúncio, a LusoPress explicou mais pormenores.
Esta distinção chamar-se-á prémio ALUP. A saber, tem como objetivo distinguir mulheres portuguesas que como a Lídia se destaquem pela sua força, determinação, resiliência e orgulho de ser português.
Clique na imagem para ver e ler o livro em homenagem à Lídia Sales.