Pela primeira vez, o Desfile da Mordomia contou com mil participantes. Viana do Castelo encheu-se de visitantes para ver passar a cheira e o ouro das mulheres. Uma romaria única no país que atrai gerações e conquistas participantes nos quatro cantos do mundo.
“São números extraordinários e que não param de crescer todos os anos, tornando este desfile em algo ainda mais único”, afirma o presidente VianaFestas e vereador da Cultura na Câmara de Viana do Castelo, Manuel Vitorino.
A VianaFestas, entidade que organiza a romaria, revelou que “760 mordomas são oriundas do concelho de Viana do Castelo. E, as restantes de várias cidades de Portugal. Mas também de França, Estados Unidos da América, Suíça, Andorra, Luxemburgo, México, Brasil, Canadá e Países Baixos, sendo que a participante mais nova tem 14 anos e a mais velha 84”.
O Desfile da Mordomia é, sem dúvida, um símbolo do orgulho e da identidade cultural de Viana do Castelo. Reafirma ano após ano a importância de manter vivas as tradições que definem esta região.
As Festas da Nossa Senhora da Agonia continuam até ao dia 22 de agosto, com muitas outras celebrações que prometem encantar tanto os locais quanto os visitantes.