Sábado, Setembro 7, 2024
InícioNotíciasCulturaMemórias da ditadura revisitadas na Festa do Emigrante em Fafe

Memórias da ditadura revisitadas na Festa do Emigrante em Fafe

No passado dia 9 de agosto decorreu a apresentação do livro “Memórias da Ditadura – Sociedade, Emigração e Resistência” em Fafe.

A obra é do historiador Daniel Bastos. Aliás, surge a partir do espólio fotográfico inédito de Fernando Mariano Cardeira, antigo oposicionista, militar desertor, emigrante e exilado político.

A apresentação aconteceu no Salão Nobre do Teatro-Cinema de Fafe, no âmbito da Festa do Emigrante. Uma data celebrada anualmente na “Sala de Visitas do Minho”, que desse modo assinala a chegada dos milhares de emigrantes dos quatro cantos do mundo ao concelho.

Memórias da ditadura revisitadas na Festa do Emigrante em Fafe

Esta nova obra é, antes de mais nada, uma edição bilingue (português e inglês) com tradução de Paulo Teixeira. Realizada com o apoio institucional da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, Daniel Bastos revela o espólio singular de Fernando Mariano Cardeira. Uma lente humanista e militante capaz de captar fotografias marcantes para o conhecimento da sociedade, emigração e resistência à ditadura nos anos 60 e 70. Nomeadamente, o quotidiano de pobreza e miséria em Lisboa, a efervescência do movimento estudantil português, o embarque de tropas para o Ultramar, os caminhos da deserção, da emigração “a salto” e do exílio, uma estratégia seguida por milhares de portugueses em demanda de melhores condições de vida e para escapar à Guerra Colonial nos anos 60 e 70.

ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares