No passado dia 9 de agosto decorreu a apresentação do livro “Memórias da Ditadura – Sociedade, Emigração e Resistência” em Fafe.
A obra é do historiador Daniel Bastos. Aliás, surge a partir do espólio fotográfico inédito de Fernando Mariano Cardeira, antigo oposicionista, militar desertor, emigrante e exilado político.
A apresentação aconteceu no Salão Nobre do Teatro-Cinema de Fafe, no âmbito da Festa do Emigrante. Uma data celebrada anualmente na “Sala de Visitas do Minho”, que desse modo assinala a chegada dos milhares de emigrantes dos quatro cantos do mundo ao concelho.
Esta nova obra é, antes de mais nada, uma edição bilingue (português e inglês) com tradução de Paulo Teixeira. Realizada com o apoio institucional da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, Daniel Bastos revela o espólio singular de Fernando Mariano Cardeira. Uma lente humanista e militante capaz de captar fotografias marcantes para o conhecimento da sociedade, emigração e resistência à ditadura nos anos 60 e 70. Nomeadamente, o quotidiano de pobreza e miséria em Lisboa, a efervescência do movimento estudantil português, o embarque de tropas para o Ultramar, os caminhos da deserção, da emigração “a salto” e do exílio, uma estratégia seguida por milhares de portugueses em demanda de melhores condições de vida e para escapar à Guerra Colonial nos anos 60 e 70.