O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações à LusoPress, mostrou prudência e otimismo em relação às expectativas de Portugal nos Jogos Olímpicos.
“Não queria dizer número de medalhas. Porque depois o que pode acontecer é que, ou fique muito mal visto, porque disse medalhas a menos. Ou também não fique tão bem visto, porque disse uma ou outra medalha a mais. Agora, que vamos obter medalhas? Vamos. Temos equipa muito boa para obter medalhas? Sim, temos. Temos de contar com os nossos adversários. Estão a pensar o mesmo e estão a fazer o mesmo para que isso não suceda a nós. Mas temos várias modalidades em que podemos conquistar medalhas”, afirmou o Presidente da República.
Esta declaração reflete a confiança de Marcelo Rebelo de Sousa nas capacidades dos atletas portugueses. Ao mesmo tempo, reconhece a imprevisibilidade e a competitividade inerentes aos Jogos Olímpicos. O Presidente evita fazer previsões específicas sobre o número de medalhas. Mas sublinha a qualidade da equipa nacional e a possibilidade real de conquistas em várias modalidades.
A delegação portuguesa nos Jogos Olímpicos de Paris 2024
Para os Jogos Olímpicos de Paris, Portugal estará representado por uma delegação robusta e diversificada, composta por 73 atletas. Estes competirão em diversas modalidades, refletindo a amplitude e a versatilidade do desporto português.
As modalidades onde Portugal tem tradição de obter bons resultados e que prometem trazer boas surpresas.