Mónica Lisboa assumiu no passado dia 8 de julho as funções no Consultado Geral de Portugal na capital francesa. Assim, Paris tem agora uma nova Cônsul-Geral de Portugal.
A diplomata é igualmente a primeira mulher assumir este cargo em França. Mónica Lisboa sucede a Carlos Oliveira que, anteriormente, desempenhava funções de Cônsul-Geral de Portugal em Paris desde 2020.
A saber, Mónica Lisboa começou a sua carreira diplomática em 1994. Em primeiro lugar, desempenhou funções na Direção da África Subsariana, inserida no Ministério dos Negócios Estrangeiros, Lisboa. E, nos últimos anos, desenvolveu trabalho de consultoria Diplomática do Presidente da República.
Mensagem da nova Cônsul-Geral de Portugal em Paris
“Foi uma honra ter sido nomeada Cônsul-Geral de Portugal em Paris. E é com muito entusiasmo e forte sentido de responsabilidade que assumo hoje estas funções.
É também para mim motivo de grande satisfação ser a primeira mulher diplomata portuguesa a assumir a chefia de missão do Consulado-Geral em Paris. Esta que é uma das mais antigas representações consulares de Portugal, com referências históricas que datam de 1760.
A minha primeira mensagem é dirigida aos Portugueses e Luso-Descendentes. Todos os que vivem, trabalham ou estudam nesta vasta área consular, cuja relevância e expressiva presença em França tanto nos orgulha.
A minha missão, dando continuidade ao trabalho desenvolvido pelos meus antecessores, será valorizar esta presença portuguesa, evidenciar o seu notável contributo para o nosso país e para o país que vos acolhe, e continuar a dar a melhor e mais adequada resposta às vossas preocupações e solicitações.
Quero desenvolver convosco uma relação cada vez mais presente e mais próxima, com sentido de missão e de serviço, numa postura de cooperação e diálogo aberto.
Sei que conto com o apoio de uma equipa empenhada e experiente no Consulado, com a qual todos vós poderão continuar a contar diariamente. Nós contamos convosco, dos mais antigos aos mais novos, para cumprirmos juntos um Portugal moderno, inovador e com futuro de desenvolvimento e prosperidade.”
A Cônsul-geral,
Mónica Lisboa