Quarta-feira, Junho 19, 2024
InícioNotíciasDesportoEuro2024: Fernando Santos considera Portugal "um dos favoritos"

Euro2024: Fernando Santos considera Portugal “um dos favoritos”

O antigo selecionador português Fernando Santos disse hoje que a seleção das ‘quinas’ está entre o lote das favoritas à conquista do Europeu de futebol de 2024, lembrando que a conquista em 2016 traz um maior estatuto.

Os eleitos de Martinez

Em painel de homenagem à vitória no Euro2016, no 18.º Congresso Internacional de Futebol, da Universidade da Maia, Fernando Santos exaltou o poderio da equipa lusa. E ainda confessou “fazer muita força para que haja repetição” do triunfo europeu ao leme de Roberto Martínez, de quem se diz “amigo pessoal”.

Portugal “um dos favoritos” à vitória

Martínez destaca importância dos veteranos Pepe e Ronaldo dentro e fora do relvado
Martínez destaca importância dos veteranos Pepe e Ronaldo dentro e fora do relvado

“Eu sempre disse, como dizia também ontem (21 de maio) e bem o nosso selecionador, Roberto Martínez, de quem eu sou amigo pessoal, Portugal é um dos candidatos. Se esta equipa é melhor ou não do que a de 2016, já não falo. Mas Portugal tem sempre condições e já tinha antes de eu chegar. A única diferença é que agora pode repetir, dantes não podia, porque nunca tinha vencido. É diferente”, reforçou, numa cerimónia que contou também com a presença de José Fonte e do ex-guardião Eduardo.

O célebre Euro2016

Recordando a campanha de 2016, Fernando Santos foi convidado a escolher o momento que mais o marcou, com o antigo selecionador português a identificar o golo de Éder na final do Stade de France, frente à seleção anfitriã (1-0), sem qualquer hesitação.

“Eu estava a dizer ao Éder que precisava que ele ficasse na frente. Isto é, a segurar a bola para a equipa poder subir, principalmente porque estava muito recuada e não conseguia sair. Estava a explicar-lhe e ele disse-me: ‘Não se preocupe, que eu vou o marcar o golo’. E disse-lhe: ‘Olha, então vai’. E ele chegou lá e marcou. O único que tinha sonhado mesmo era ele”, contou. Fernando Santos garante que sempre teve toda a confiança em Éder, independente da opinião dos adeptos… que pudessem considerá-lo como o “patinho feio”.

ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares