O maior evento de promoção dos sabores de Portugal, a SAGAL EXPO, reuniu quase 400 expositores na edição de 2024 na capital portuguesa.
A LusoPress visitou o certame que assim voltou à Feira Internacional de Lisboa para mais uma edição de sucesso.
Quase 400 expositores na SAGAL 2024
“Temos o maior número de sempre. Este ano temos 380 expositores, ou seja, mais 25 por cento em relação ao ano passado. Por outro lado, a SAGAL está a tornar uma feira de referência no setor agroalimentar uma vez que tem vindo a crescer ano após ano”, referiu José Frazão, organizador da SAGAL EXPO.
Entre as centenas de expositores, encontrámos os mais diversificados produtos. Desde a água engarrafada, café e chá como também vinhos, bebidas espirituosas e sumos. No que respeita à comida, há uma vasta oferta de doces e enchidos, carnes e peixes congelados e ainda fruta e legumes frescos. Por fim, esta SAGAL EXPO também reúne um conjunto de empresas de apoio logístico à exportação dos produtos portugueses, seja no transporte como no acondicionamento das mercadorias.
CR7, o embaixador de todos os portugueses
É sobejamente conhecido o facto dos emigrantes representarem Portugal pelos quatro cantos do mundo. Independentemente das gerações ou do motivo que leva os portugueses a sair do país para se fixarem noutro local, raro é o lugar do mundo que existe sem qualquer presença lusa. Destes têm saído milhares de marcas empresas de sucesso com cunho e nome português. Cristiano Ronaldo é, neste ponto de vista, um ativo muito importante para todos os portugueses que procuram novos mercados e afirma-se no estrangeiro.
Com a mudança do craque portugueses para a Arábia, atualmente as empresas portuguesas começam a ter mais facilidade a entrar no mercado do Médio Oriente. É o caso da empresa Luís Valério & Filhos presente na SAGAL EXPO desde a primeira edição. “A nossa marca já é bem conhecida. Neste momento temos novas ideias e projetos que deverão ser conhecidos muito em breve. E também estamos a conseguir conquistar novos mercados. Começámos com os Arábios Árabes Unidos. Já estamos no Dubai, no próximo vamos a Riad. E também queremos lançar-nos na Ásia, onde já exportámos e queremos voltar”, referiu Luís Manuel Silvério, administrador da Luís Valério & Filhos.
“A partida do Ronaldo para a Arábia abriu portas para as empresas e marcas portuguesas. Por isso, nós, os portugueses, temos de agradecer ao Cristiano Ronaldo, abriu o acesso a boa parte dos Árabes Unidos. E neste momento começamos a ser procurados por lá”, concluiu.
Desafio para a SAGAL EXPO 2025
A variedade e qualidade dos produtos e expositores que anualmente compõe certame, leva assim José Frazão a propor um desafio a toda a equipa já a pensar na edição de 2025. “Queremos atingir a marca dos 500 expositores na próxima SAGAL EXPO“.