Sábado, Abril 27, 2024
InícioNotíciasCulturaCabrito encerra temporada gastronómica em Macedo de Cavaleiros

Cabrito encerra temporada gastronómica em Macedo de Cavaleiros

O cabrito finaliza a mesa dos fins de semana gastronómicos de Macedo de Cavaleiros com ofertas de mais de uma dezena de restaurantes do concelho. Serão três dias com ementas criadas a partir desta especialidade transmontana.

O evento decorre entre os dias 29 e 31 de março, com 11 restaurantes do concelho a dedicar três dias ao afamado cabrito transmontano.

Cabrito encerra temporada gastronómica

Depois das castanhas, do azedo, das casulas e do butelo que fizeram companhia ao javali, e assim como dos grelos, os fins de semana gastronómicos de Macedo de Cavaleiros chegam ao fim com “Cabrito à mesa”.

Caberá, pois, desta vez às cozinhas do Alendouro, do By Alma, da Casa do Lago, do Cinco Croas, do Convento de Balsamão, do Di Roma, do Mazeda, do Monte Velho, d'O Cantinho do Alexandre, d'O Montanhês e do Panorama fazer o que melhor sabem ao cabrito… E deixarem o veredito às respetivas salas de refeição.

“O roteiro pelos produtos endógenos e mais autênticos do concelho tem alimentado dinâmicas de turismo gastronómico já muito interessantes. De fato, pelo feedback que temos extraído dos empresários, o evento representa uma mais-valia. Do mesmo modo, faz parte do esforço mais vasto que tem trazido um número crescente de viajantes e turistas, inclusive de Espanha”, frisa o presidente do município, Rui Vilarinho.

Fins de semana gastronómicos

Foram seis fins de semana que colocaram os créditos da restauração macedense no centro das atenções durante cinco meses consecutivos. Em virtude de seis produtos regionais.

“Gastronomia é também cultura. Sobretudo quando integrada numa lógica de promoção, valorização e preservação do património e tradições locais”, nota o responsável autárquico. Estes fins de semana gastronómicos contribuem, sem dúvida, para o cumprimento das boas práticas do Geopark Terras de Cavaleiros. Isto é, no que à certificação UNESCO diz respeito. Por isso, ostentam o selo Geofood.

Uma marca que, além do mais, distingue aqueles que criam produtos alimentares apenas com matéria-prima do território e aproveitam as técnicas tradicionais de confeção dos ingredientes. Isto em prol do reforço da ligação entre os intervenientes locais e a identidade do território e, igualmente, do aumento da consciencialização do público em geral sobre a relação entre as matérias-primas alimentares e o património geológico único local.

ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares