Sábado, Abril 27, 2024
InícioReportagensNegóciosMais de 10 mil milhões em exportações para França

Mais de 10 mil milhões em exportações para França

Portugal superou a barreira dos 10 mil milhões de euros em exportações para França durante todo o ano de 2023.

Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística de Portugal revelam o desempenho das transações comerciais no último ano. Assim sendo, houve um excelente desempenho das exportações de bens para França.

Foto de Ibrahim Boran na Unsplash

Com efeito, as exportações portuguesas cresceram 421,6 milhões de euros (+4,4%), passando de 9.679 para 10.100,6 milhões de euros. Este resultado coloca, pela primeira vez, o valor das exportações portugueses para Franca acima da barreira simbólica dos 10.000 milhões de euros. Um importante contributo para as exportações portuguesas no período em apreço.

É importante assinalar que França se destacou claramente de todos os restantes mercados de relevo. De tal forma que se observaram descidas de 554 milhões de euros em Espanha, 103 milhões na Alemanha e 194 milhões no Reino Unido. E ainda, uma subida de 194 milhões para os EUA.

O que Portugal exporta para o estrangeiro

Entre os produtos que conheceram melhor desempenho destacam-se as máquinas, aparelhos e materiais eléctricos (mais 183 milhões), veículos automóveis, partes e acessórios (mais 112 milhões de euros) e os produtos alimentares (mais 25 milhões).

Em sentido oposto, verificaram-se descidas nas vendas de celulose e papel (-13%), matérias têxteis (-8%) e plásticos (-7%).

No que diz respeito às importações de França observou-se igualmente um forte dinamismo. Há um aumento global de 9,3%. Tal significa mais quase 620 milhões de euros. Ou seja, passa de 6.678,4 milhões de euros para 7.298,2 milhões de euros, apesar disso ainda abaixo dos valores de 2019.

Entre os produtos que mais se destacaram estão os automóveis e outros veículos (mais 26,5%), máquinas e aparelhos (mais 4%) ou os produtos químicos (mais quase 10%).

Esta evolução traduziu-se numa pequena redução do saldo comercial altamente positivo que continuamos a manter com França. Este país desceu para cerca de 2.800 milhões de euros, o maior de todos os parceiros comerciais de Portugal.

No que toca aos serviços, as nossas exportações evidenciaram igualmente um excelente desempenho. Há mais 10%, alcançando os 5.889 milhões de euros, enquanto as importações subiram mais de 13%.

No entanto, o saldo muito positivo que mantemos com a França reforçou-se nesta área, ultrapassando os 4.100 milhões de euros.

É de notar que cerca de 53% das vendas de serviços portugueses para França correspondem a viagens e turismo (que aumentaram no ano passado mais de 7%). Mas são de assinalar os bons desempenhos de setores como os serviços para empresas (mais quase 8%), os transportes (mais 17,7%) ou os serviços informáticos e de telecomunicações (mais 17%).

Queda do investimento português em França

Relativamente ao investimento, os dados relativos a 2023 são contrários à tendência geral que se observou no comércio de bens e serviços, sendo de realçar a importante quebra nos fluxos de investimento direto francês em Portugal (- 33,5%), que passaram de 505 milhões para 336 milhões de euros.

Se considerarmos a França como contraparte final de investimento, o stock acumulado de investimento francês em Portugal voltou, contudo, a aumentar, alcançando agora os 17.380 milhões de euros, mantendo-se como segundo maior país investidor no nosso país.

O investimento português em França, depois de anos de incremento, manteve uma tendência negativa em 2023, aprofundando a queda que já se tinha constatado em 2022, voltando a cair em mais de 90 milhões de euros.

ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares