A Associação Portuguesa dos Profissionais de Fotografia (APPImagem) distinguiu o fotógrafo David Rodrigues, pelo trabalho “Retratos de Minha vida, Rugas da Minha Terra”, que congrega oito instantâneos captados em Miranda do Douro.
“Retratos de Minha vida, Rugas da Minha Terra” é um trabalho de fotografia que visa reunir uma coleção sobre “a beleza e a autenticidade da comunidade da Terra de Miranda”. Em resposta ao desafio lançado pela presidente da câmara de Miranda do Douro, Helena Barril.
Em declarações à Lusa, David Rodrigues disse que foi uma experiência transformadora. Explicou que este trabalho se traduz em imagens que contam histórias, testemunham a vida local e capturam a essência da região.
“O percurso deste trabalho de recolha foi marcado por emoção e inspiração. Cada retrato é mais do que uma simples imagem – é um testemunho do poder da fotografia em unir e preservar memórias”
David Rodrigues identifica-se com “a fotografia natural e espontânea à mercê da mistura do clássico com o criativo”, num mercado cada vez mais exigente. “Faço da minha fotografia uma arte em que apenas é preciso a alma e o coração”, vincou o profissional de 29 anos.
Essência de uma região rica em cultura e tradição
O trabalho de David Rodrigues passa agora a estar representado na “coleção de honra” da APPImagem. O presidente, Helder Couto, referiu ainda que este acervo será igualmente alvo de várias exposições.
“Com uma participação notável, David Rodrigues submeteu cinco obras à avaliação do júri, das quais quatro receberam méritos. Enquanto uma foi diretamente selecionada para a prestigiada coleção de honra”, disse.
Além dos prémios individuais por imagem, a série de David Rodrigues, no conjunto, foi similarmente distinguida como “Coleção de Qualidade Fotográfica”.
O prémio reconhece a série “Retratos de Minha vida, Rugas da Minha Terra” como testemunho do “talento e dedicação” do fotógrafo natural de Mogadouro, no distrito de Bragança. São imagens que respiram vida e capturam a essência de uma região rica em cultura e tradição.
“A participação do David Rodrigues nas qualificações da APPIMagem não apenas reforça sua posição como, por outro lado, revela um talento em ascensão na comunidade fotográfica. Além disso, destaca o compromisso desta coletividade de fotógrafos e imagens em reconhecer e promover o talento nacional”, explica a organização.
A APPIMagem é uma associação reconhecida nacional e internacionalmente. Está dedicada à formação e valorização dos profissionais da imagem em Portugal. Nesse sentido, procura “incentivar a excelência e o desenvolvimento contínuo” dos seus membros na área da fotografia e vídeo.
FYP // MAG (Lusa)