Sábado, Abril 27, 2024
InícioNotíciasCulturaRetratos de Miranda do Douro premiados

Retratos de Miranda do Douro premiados

A Associação Portuguesa dos Profissionais de Fotografia (APPImagem) distinguiu o fotógrafo David Rodrigues, pelo trabalho “Retratos de Minha vida, Rugas da Minha Terra”, que congrega oito instantâneos captados em Miranda do Douro.

Retratos de Minha vida, Rugas da Minha Terra” é um trabalho de fotografia que visa reunir uma coleção sobre “a beleza e a autenticidade da comunidade da Terra de Miranda”. Em resposta ao desafio lançado pela presidente da câmara de Miranda do Douro, Helena Barril.

Em declarações à Lusa, David Rodrigues disse que foi uma experiência transformadora. Explicou que este trabalho se traduz em imagens que contam histórias, testemunham a vida local e capturam a essência da região.

“O percurso deste trabalho de recolha foi marcado por emoção e inspiração. Cada retrato é mais do que uma simples imagem – é um testemunho do poder da fotografia em unir e preservar memórias”

David Rodrigues identifica-se com “a fotografia natural e espontânea à mercê da mistura do clássico com o criativo”, num mercado cada vez mais exigente. “Faço da minha fotografia uma arte em que apenas é preciso a alma e o coração”, vincou o profissional de 29 anos.

Essência de uma região rica em cultura e tradição

O trabalho de David Rodrigues passa agora a estar representado na “coleção de honra” da APPImagem. O presidente, Helder Couto, referiu ainda que este acervo será igualmente alvo de várias exposições.

“Com uma participação notável, David Rodrigues submeteu cinco obras à avaliação do júri, das quais quatro receberam méritos. Enquanto uma foi diretamente selecionada para a prestigiada coleção de honra”, disse.

A Associação Portuguesa dos Profissionais de Fotografia (APPImagem) distinguiu a obra do fotógrafo mogadourense David Rodrigues, pelo trabalho “Retratos de Minha vida, Rugas da Minha Terra” que congrega oito instantâneos captados na Terra de Miranda.
Foto: David Rodrigues Fotografia

Além dos prémios individuais por imagem, a série de David Rodrigues, no conjunto, foi similarmente distinguida como “Coleção de Qualidade Fotográfica”.

O prémio reconhece a série “Retratos de Minha vida, Rugas da Minha Terra” como testemunho do “talento e dedicação” do fotógrafo natural de Mogadouro, no distrito de Bragança. São imagens que respiram vida e capturam a essência de uma região rica em cultura e tradição.

O prémio reconhece a série “Retratos de Minha vida, Rugas da Minha Terra”, com imagens que respiram vida e capturam a essência de uma região rica em cultura e tradição, como testemunho do "talento e dedicação" do fotógrafo natural de Mogadouro, no distrito de Bragança.
Foto: David Rodrigues Fotografia

“A participação do David Rodrigues nas qualificações da APPIMagem não apenas reforça sua posição como, por outro lado, revela um talento em ascensão na comunidade fotográfica. Além disso, destaca o compromisso desta coletividade de fotógrafos e imagens em reconhecer e promover o talento nacional”, explica a organização.

A APPIMagem é uma associação reconhecida nacional e internacionalmente. Está dedicada à formação e valorização dos profissionais da imagem em Portugal. Nesse sentido, procura “incentivar a excelência e o desenvolvimento contínuo” dos seus membros na área da fotografia e vídeo.

FYP // MAG (Lusa)

ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares