Domingo, Junho 23, 2024
InícioNotíciasCulturaSantuário de Fátima recebe quase 7 milhões de visitas num ano

Santuário de Fátima recebe quase 7 milhões de visitas num ano

As celebrações realizadas no Santuário de Fátima em 2023 tiveram a participação de 6,8 milhões de peregrinos, ultrapassando em meio milhão os números de 2019, ano antes dos condicionamentos provocados pela pandemia de covid-19, anunciou hoje o santuário.

Os números foram apresentados no 45. º Encontro de Hoteleiros e Responsáveis de Casas Religiosas que Acolhem Peregrinos em Fátima pelos responsáveis do Santuário. A propósito, foi sublinhado que, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude, passaram pela Cova da Iria mais de 1,15 milhões de peregrinos.

Santuário de Fátima durante a visita do Papa Francisco no âmbito das JMJ
Foto: Agência Lusa
Santuário de Fátima durante a visita do Papa Francisco no âmbito das JMJ
Papa Francisco à chegada ao Santuário (Foto: Agência Lusa)
Papa Francisco foi recebido no palácio de Belém pelo Presidente da República
Papa Francisco com o Presidente da República em Belém (Foto: Sebastião Rôxo / JMJ Lisboa 2023)

O Santuário de Fátima foi um dos locais que contou com a presença do Papa Francisco. Recordo que o Santo Padre visitou Portugal no âmbito daquele encontro mundial de jovens, que se realizou em Portugal em agosto de 2023.

Quase 7 milhões e 94 nacionalidades em Fátima

Por outro lado, e segundo os dados divulgados na página do Santuário de Fátima na internet, é igualmente apontado que aquele templo mariano recebeu no ano passado 4.779 grupos organizados de peregrinos, 3.618 dos quais estrangeiros.

Em suma, foram 94 as nacionalidades dos peregrinos de Fátima em 2023. Por exemplo, Espanha, Itália e Polónia como os principais países de origem dos estrangeiros que passaram pela Cova da Iria.

Capelinha das Aparições em destaque

Capelinha das Aparições é um dos lugares mais visitados de todo o Santuário de Fátima
Capelinha das Aparições no Santuário de Fátima (Foto: Santuário de Fátima)

Além disso, o Santuário informou que no ano passado, o total de celebrações registado foi de 9.557 nos diversos espaços. Principalmente, destaque para a Capelinha das Aparições, com 3.652 celebrações e mais de 3,1 milhões de fiéis presentes.

Por outro lado, os responsáveis do Santuário de Fátima apontam que, “com um aumento de peregrinos, apesar do aumento de donativos, houve igualmente um incremento de gastos, por ser um ano particularmente especial”. De acordo com o documento, aponta a presença do Papa terá sido a principal razão.

Por fim, “os rendimentos foram de 21,73 milhões de euros, e os gastos na ordem dos 21,62 milhões de euros”, refere a informação disponibilizada no site da instituição.

JLG // CMP (Lusa)

ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares