Terça-feira, Julho 23, 2024
InícioReportagensHistórias de PortugalTrancoso: Festa da Castanha

Trancoso: Festa da Castanha

Novembro é o mês mais esperado dos amantes das castanhas e da jeropiga, mas há mais sabores por descobrir. A LusoPress visitou Trancoso onde durante o primeiro fim de semana de novembro decorreu a décima edição da festa da castanha e dos paladares de Outono.

Trancoso assinalou dez anos da Festa da Castanha e dos Paladares de Outono durante os dias 3, 4 e 5 de novembro e contou com uma programação pensada para todas as idades e públicos. A LusoPress visitou o certame no dia de inauguração, momento que contou com a presença do Secretário de Estado do Primeiro-Ministro, António Mendonça Mendes, a representar do Governo. “Esta é uma festa que não é apenas uma festa, é a afirmação do valor económico da castanha, um produto da terra, que tem tanta importância para o concelho e tantos produtores, comerciantes e trabalhadores”, enalteceu o governante ao elogiar a resiliência da autarquia de Trancoso que ano após ano procura inovar e aumentar qualidade desta Festa da Castanha.

Assim, durante três dias houve muito para provar e comprar, mas também concursos para eleger a melhor castanha de Trancoso e a melhor doçaria de castanha, para além da montaria ao Javali, jornadas de técnicas do castanheiro, showcooking  com o Chef Rui Cerveira, caminhadas e passeio de BTT. As noites tiveram muita música e animação, com destaque para os 4 Mens, Emanuel e a atuação de vários grupos de Rancho Folclórico. Para o próximo ano, a Festa vai continuar e a Presidente da Câmara Municipal de Trancoso quer ainda mais expositores e mais maquinaria. Amílcar Salvador abriu também a possibilidade de serem criadas mais condições no espaço da Festa para que também possam existir carrosséis. 

ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares