Segunda-feira, Julho 22, 2024
InícioReportagensNa Europa e no MundoAs comemorações do 10 de Junho, em Paris

As comemorações do 10 de Junho, em Paris

Este ano, as comemorações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas em França decorreram fora da Embaixada, de forma a acolher comodamente dezenas de convidados que fizeram questão de estar presentes para apreciar um concerto extraordinário pela orquestra D.Fernando II, de Sintra, dirigida pelo maestro Cesário Costa e com a participação especial de Carlos Ferreira, que é o primeiro clarinete da Orquestra Nacional de França.

As celebrações começaram na rua com uma homenagem a Luís Vaz de Camões junto ao seu busto, situado no décimo sexto bairro de Paris, onde foi colocada uma coroa de flores e guardado um minuto de silêncio. A comitiva seguiu para o Palácio d’Iena, sede do Conselho Económico e Social de França, local emblemático da arquitetura parisiense e onde se debateram e decidiram relevantes medidas sociais e laborais com impacto direto na vida dos trabalhadores portugueses e agora palco escolhido para a cerimónia.

Para o Embaixador de Portugal em Paris, José Augusto Duarte, a escolha do Palácio d’Iena tratou-se de dar uma dimensão diferente a estas comemorações. O Governo de Portugal foi representado por Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que, no final, se mostrou muito feliz.

No discurso oficial foi recordado o passado glorioso da descoberta lusitana mas também o impacto e a integração bem sucedidos dos portugueses que nas décadas de 60 e 70 chegaram massivamente a terras gaulesas, mas Augusto Duarte aproveitou ainda para agradecer a três convidados que através do seu dinamismo na área económica, permitiram a realização destas comemorações. Filipa Leitão, diretora geral da Fidelidade França. Ricardo Caliço, diretor geral da Caixa Geral de Depósitos presente em França desde 1919, e o empresário Mapril Baptista, presidente da Les Dauphins, que confessou a sua surpresa à nossa reportagem.

ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares