Segunda-feira, Maio 20, 2024
InícioPORTUGUESES DE VALORPortugueses de Valor 2023: Nomeado Diogo Jesus

Portugueses de Valor 2023: Nomeado Diogo Jesus

Diogo Jesus é, provavelmente, um dos mais jovens nomeados Portugueses de Valor. Nasceu em 1992, na freguesia de Moreira, concelho da Maia. E é neste local que residem as suas mais felizes recordações de infância. “Recordo o crescimento com o meu grupo de amigos, e vários momentos passados na principal associação da qual faço parte desde que nascei, o Grupo Regional de Moreira da Maia, que me tem acompanhado ao longo do meu crescimento”.

Diogo Jesus começou por estudar engenharia civil, mas o seu percurso acabaria por ser redirecionado para a área do Marketing, onde concluiu uma licenciatura no ISCAP, tendo durante esse percurso realizado o programa Erasmus no Brasil. Ingressou no Grupo Salvador Caetano, onde é atualmente chefe de vendas na Caetano Gamobar Peugeot, líder de mercado em marca, como é também a maior concessão em Portugal.

É um homem sonhador e, por isso, sempre sonhou, um dia, poder olhar para trás, para o seu percurso, e perceber que conseguiu fazer a diferença por onde tenha passado, tanto a nível pessoal como profissional. “É olhar para trás e perceber que deixei a minha pegada naquilo que faço e que deixei marca nas pessoas com quem me cruzo”. Hoje, os objetivos profissionais passam por continuar a crescer e chegar o mais longe possível. A nível pessoal, quer criar e constituir família, o próximo passo que estabelece na sua vida.

“Quem me conhece sabe que estou ligado à Igreja e à Religião e, levo daqui os valores que me guiam no dia a dia, que é essencialmente dedicação à comunidade e fazer a diferença. São valores que, como catequista e orientador de um grupo de jovens, tento passar. São os valores que acredito de verdade. Esta preocupação com o próximo, o trabalho para a nossa comunidade, não nos fecharmos dentro de portas, mas sim olharmos para quem está à nossa volta, é algo que deve ser sempre uma preocupação”.

Desde que nasceu que pertence a um grupo folclórico, o Grupo Regional de Moreira da Maia, dos mais antigos do país sem interrupção de atividade. Além disso, tem uma forte ligação à Igreja, onde é orientador de um grupo de jovens, o Moreira Jovem, é catequista, pertence a dois coros, e está ligado à parte da Pastoral da Juventude na Igreja. “Tento, dentro desta vertente da Igreja, olhar para fora, para a comunidade e acabo por me relacionar com instituições de solidariedade ou projetos solidários”.

Para si, ser português significa fazer a diferença. “Tudo aquilo que caracteriza os portugueses, como sermos hospitaleiros, em receber bem, de sermos simpáticos para os outros, é isso que nos caracteriza. É um olhar atento ao outro, e sempre disponível para ajudar, seja em Portugal ou além-fronteiras. Temos de pegar em tudo o que nos caracteriza enquanto povo, o que faz de nós sermos diferentes, seja onde for, continuarmos a fazermos a diferença e sentirmos orgulho em sermos portugueses”.

ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares