Segunda-feira, Maio 20, 2024
InícioPORTUGUESES DE VALORPortugueses de Valor 2023: Nomeada Cristina Perdigão

Portugueses de Valor 2023: Nomeada Cristina Perdigão

Cristina Perdigão nasceu em 1964, na capital portuguesa e é a atual diretora da Agência Erasmus+. É licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e Mestre em Estudos Europeus – Dominante Jurídica pelo Instituto de Estudos Europeus daquela instituição.

Foi Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) no qual assumiu a responsabilidade pelas áreas da internacionalização, académica e da qualidade e acreditação. Entre 2009 e 2012 foi vice-presidente do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL), onde foi responsável pelas unidades curriculares de Direito da União Europeia, Direito Europeu da Concorrência e Direito Processual Civil.

Enquanto vice-Presidente do IPL e para além de outras funções, foi responsável pela definição e implementação da estratégia conducente à execução do Programa Erasmus+, garantindo a qualidade das atividades de cooperação europeia e internacional realizadas no âmbito do programa no IPL. Supervisionou a execução de ações de mobilidade de estudantes, estágios de estudantes e docentes, assim como do programa Erasmus Mundus Joint Masters Degree e na participação em diversos projetos, nomeadamente nas áreas de «Cooperation for innovation and the exchange of good practices», «Knowledge Alliances» ou «Capacity Building», entre outros.

“Como parar é morrer, há todo um conjunto de atividades que desejo desenvolver. Quero que o programa Erasmus+ seja mais conhecido. É muito conhecido no ensino superior, mas ainda não é conhecido por todos, e quero que o seja em outros setores do ensino, como no básico, no profissional e no secundário, porque é um programa que muda vidas. Quando terminar as minhas funções, gostava de ter a noção de que consegui levar o programa a mais pessoas, porque é transformador na vida das pessoas, e é transformador do projeto europeu”.

Pôr tudo o quanto somos no pouco que fazemos é o seu lema de vida. Por exigência das suas funções, tem acompanho de perto o associativismo juvenil. Cristina Perdigão considera os portugueses um povo com características muito próprias. “Tenho muito orgulho em ser portuguesa, alocamos à Europa valores, formas de pensar e um estilo de vida próprios. Temos uma maneira própria de pensar e de viver que é muito característica”.

ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares