Segunda-feira, Maio 13, 2024
InícioPORTUGUESES DE VALORPortugueses de Valor 2023: Nomeada Nathalie Afonso

Portugueses de Valor 2023: Nomeada Nathalie Afonso

Nathalie Afonso nasceu em Vichy, mas mudou-se para a região parisiense com os pais em 1975. Estudou na prestigiada École Boulle, uma escola de artes aplicadas, arquitetura de interior e design. “Logo que terminei o curso fui para Portugal, onde trabalhei durante três anos na construção civil e também fiz decoração de espetáculos. Depois também trabalhei em Marrocos, voltei para França durante um ano, mas decidi sair novamente e estive cinco anos nos Estados Unidos e no Canadá”.

Nathalie garantiu experiência internacional, que lhe conferiu mais-valias na hora de colocar em prática a sua arte. Em 2002 decide regressar ao país que a viu nascer e aí fixar as suas raízes, criando o Atelier des Noctambules. “O meu atelier já tem 20 anos. Aqui tenho cerca de 300 alunos”. Para além de pintura, Nathalie Afonso também faz escultura, trabalhando com vários tipos de materiais. Dos 4 aos 95 anos, Nathalie Afonso tem alunos de todas as idades. Nesta estrutura de ensino e aprendizagem artística já passaram milhares de pessoas.

“São três ateliers – Yerres, Crosne e Brunoy – e cada aluno trabalha sobre as suas necessidades. Cada pessoa vem com a sua problemática e eu estou aqui para ajudar cada um, nada mais. Não quero impor o mesmo estilo que eu, cada um tem de encontrar o próximo estilo. Também recebo pessoas com autismo e fazemos uma espécie de mediação artística, não se trata de terapia, mas ajuda as pessoas em termos de integração de grupo”.

Nathalie integra também o projeto Borderlovers, uma plataforma coletiva artística que tem como objetivo, neste momento de crise cultural e civilizacional, desenvolver uma prática criativa onde se insiram noções de esperança e pacificação universal. Nascida em França, mas filha de portugueses, Nathalie Afonso continua a mostrar, a cada dia, e através das suas obras, a cultura lusitana.

Em 2022, Nathatie Afonso lançou o livro ‘Du Nord au Sud, Portugal mon amour’, apresentado em simultâneo com a inauguração da exposição ‘Lusitânia’, composta por pinturas e esculturas da artista. Não lhe bastou quadros para expor, Nathalie foi mais longe e colocou em livro a sua arte. ‘Du Nord au Sud, Portugal mon amour’ é então um livro que coleciona as diferentes aguarelas com os desenhos dos trajes portugueses, mas que contém informações sobre eles.

Nathalie Afonso foi distinguida pela academia francesa de artes, ciências e letras, recebendo a medalha de Vermeil, num evento que teve lugar no hotel Intercontinental no centro de Paris. A cerimónia de distinção foi promovida pela academia francesa, que foi fundada em 1915 e anualmente laureia personalidades de todas as nacionalidades que se tenham destacado nos campos artístico, literário e científico.

ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares