Viver em Baião é sinónimo de qualidade de vida. De vida natural. É estar em permanente contacto com a natureza em estado puro, com o Marão e o Douro, com gentes, saberes e sabores genuínos. Em Baião parta à descoberta do património, dos vinhos e gastronomia inigualáveis. E quem melhor do que o autarca local para apresentar as mais-valias do território de Baião?
Numa conversa com a Lusopress, Paulo Pereira explicou a estratégia que tem adotado no turismo, as transformações do tecido empresarial e até a aproximação à diáspora. E no que aos setores estruturantes do concelho diz respeito, a força andava em torno do que era a construção civil. Por força das transformações, o tecido empresarial tem-se alterado. O setor que tem emergido nos últimos tempos, por força das condições naturais mas, também por uma estratégia da autarquia, é o turismo. E há várias razões para isso acontecer.
Em primeiro lugar, destaque para uma certificação alcançada pelo Município de destino turístico sustentável. É uma certificação internacionalmente reconhecida e validada pelo Conselho Global de Turismo Sustentável que, por si só, acarreta mais-valias para Baião. Outro ponto a destacar é a oferta hoteleira. Baião tem sabido proporcionar oferta em quantidade, mas sobretudo em qualidade. Trata-se de uma aposta continuada pelo executivo municipal. Antes de qualquer medida, foi importante perceber a imagem que era passada para fora. Posto isto, foram pensadas mensagens que revelassem a essência de Baião.
Outro objetivo foi conseguir chegar aos turistas da região do Porto. Com uma ideia simples, mas inovadora, o objetivo foi alcançado: ter uma casa de Baião na cidade do Porto, que serve como posto de turismo fora de portas. A paisagem de Baião é hoje o resultado da forma distinta como o homem ocupou e transformou o território ao longo de milhares de anos, resultando numa paisagem de grande valor cultural, com um forte legado patrimonial.
De braço dado com os municípios vizinhos: é desta forma que, todos juntos, trabalham melhor que em separado. E, a cada canto, há pormenor surpreendente de Baião. Baião tem, desde sempre, uma grande ligação à diáspora portuguesa. Proximidade esta que, em 2023, será reforçada. Não conhece Baião? Está tão perto e tão longe. Tão perto de si, e tão longe da agitação citadina. Não perca esta oportunidade, e conheça Baião.