Nesta tertúlia solidária de janeiro, que angariou mais de 4 mil euros para benefício das crianças internadas no hospital comunal de Créteil, por iniciativa das comadres da academia, o jantar foi elaborado pelas próprias. 3 iguarias completaram o menu: bacalhau com natas, bacalhau à Brás e carne de porco à alentejana. Por isso mesmo tiveram direito a ouvir o badalo e a lançar o gavião de penacho.
A sala Vasco da Gama, em Valenton, recebeu cento e vinte convivas de várias gerações para apadrinhar 4 novos compadres que se comprometeram a cumprir os desígnios solidários da Academia do Bacalhau de Paris. Foi convidada a Associação Juventude Portuguesa de Paris para cantar as janeiras e reviver a tradição portuguesa de anunciar de porta em porta o nascimento de Jesus.
Este repasto terminou ao ritmo das danças tradicionais quando o público acedeu ao convite dos jovens cantores. Mas, para finalizar a noite, ainda houve disposição para um pé de dança ao ritmo do dj. Na agenda da Academia do Bacalhau de Paris destacamos a tertúlia dos namorados em fevereiro, com lugares limitados, e a tertúlia gastronómica no mês de março.