Sábado, Setembro 7, 2024
InícioPORTUGUESES DE VALORPortugueses de Valor 2023: Nomeado Carlos Coutinho

Portugueses de Valor 2023: Nomeado Carlos Coutinho

Natural de Lisboa, fez um curso técnico profissional que lhe valeu o título de técnico de instalações elétricas e começou por trabalhar como desenhador. Passou pelo ISEL e fez o curso de engenharia eletrotécnica, que lhe valeu a passagem por várias empresas encabeçando projetos de destaque em Portugal.

Desde construção de barragens, a linhas de alta tensão, construção de torres de telecomunicações até ao sistema de scuts em Portugal, Carlos Coutinho adquiriu grande experiência de trabalho. A crise fê-lo conhecer a realidade do desemprego e foi aí que decidiu emigrar. Podia ter escolhido um qualquer país para emigrar, mas França despertava a sua atenção.

E chegou a França em 2014, começando por trabalhar em Paris. “Comecei em Paris, a trabalhar para o operador Free e esse operador estava a desenvolver a parte de fibra ótica em toda a parte central da cidade de Paris”. Foi o facto de ter de entrar nos prédios onde as porteiras eram portuguesas, que o ajudou na sua integração. Foi desenvolvendo o seu percurso profissional, crescendo e conhecendo a realidade francesa. Foi abrindo portas a novas oportunidades e a novos projetos, indo trabalhar para a Circet, no sul de França.

“Até que acabo por concorrer a uma empresa francesa, do grupo Circet e acabo por ser contratado por eles e vou para o sul de França trabalhar para a cidade de Antibes, e ser o responsável pelo desenvolvimento da fibra ótica em Nice”. É neste contexto que Carlos Coutinho se apercebe das potencialidades do mercado e, assim, decide arriscar, criando a FiduciaTel, em 2021. Empresa sediada no sul de França, em Sainte-Maxime, é recente no mercado, mas acumula vários anos de experiência do seu fundador: Carlos Coutinho.

Hoje já tem empresa também em Espanha e em Portugal. Faz por ser honesto, trabalhador e vencer desafios no dia-a-dia. Para si, prevalece a honestidade, a sinceridade e a capacidade de trabalho como valores essenciais na vida. Hoje, é membro da CCIFP PACA. Ser português, para si, é um orgulho. Sente que o português é uma pessoa que gosta de desafios, sem medo, corajoso, trabalhador e valente.

ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares