Terça-feira, Julho 23, 2024
InícioReportagensNa Europa e no MundoCentenas de pessoas marcaram presença no último adeus a Linda de Suza,...

Centenas de pessoas marcaram presença no último adeus a Linda de Suza, em Gisors

Centenas de pessoas acorreram à igreja de Gisors, para as cerimónias fúnebres de Linda de Suza, cantora portuguesa de grande sucesso em França no início dos anos 80, que faleceu a 28 de dezembro de 2022. A cidade estava preparada para acolher cerca de mil pessoas, cortando estradas e agilizando trajetos para que o funeral decorresse da melhor forma.

O último adeus a Linda de Suza contou com centenas de portugueses e franceses, a lembrarem um “modelo” da imigração portuguesa em França. Para quem aqui veio, Linda de Suza fez parte não só da banda sonora das suas vidas, mas também foi um exemplo de sucesso num país estrangeiro para quem chegava vindo de Portugal.
 
O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, marcou presença nas cerimónias fúnebres e destacou o papel de Linda de Suza na relação entre os dois países e, especialmente, a representação dos portugueses em França. A música e os cravos vermelhos marcaram o último adeus, na cidade onde a artista foi sepultada.
 
Centenas de pessoas responderam presente no adeus a Linda de Suza e muitas não conseguiram entrar na igreja, vindos de diferentes locais. A associação Les Amis du Plateau, organizou uma viagem de Champigny-sur-Marne até Gisors, para o último adeus.
 
Linda de Suza, um sucesso que pode ser medido em 40 milhões de discos vendidos em todo o mundo e três milhões de livros em França. Um feito para uma artista chegada “a salto” no final dos anos 60 e que imortalizou o conceito da mala de cartão com as suas canções que falavam sobre a realidade da imigração.
 
ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares