Terça-feira, Julho 23, 2024
InícioReportagensHistórias de PortugalEscovaria do Belomonte: o mundo das escovas feitas à mão

Escovaria do Belomonte: o mundo das escovas feitas à mão

Com 95 anos de história, a Escovaria de Belomonte destaca-se no fabrico manual de escovas de todos os tipos. É na rua de Belomonte, que em 33 metros quadrados, há vassouras penduradas no teto e escovas para mil ofícios. Esta história começou em 1927, quando António Silva montou o negócio na sua própria casa.

Em 1950 abriu o atual espaço, que já passou por várias mãos, sempre dentro da mesma família. Desde 2007 é Rui Rodrigues, a terceira geração, quem gere o negócio. O negócio ganhou um novo fôlego na arte da escovaria, desde o design até à produção manual, passando pela comunicação.
 
A Escovaria de Belmonte destaca-se como a única empresa da área da escovaria a fabricar inteiramente à mão em Portugal. Aqui, mantém-se vivo este ofício, que é também tradição e património. E há escovas para todos os gostos, usos e costumes. A quarta geração já se encontra na direção criativa, a desenhar novos horizontes, tanto para a empresa, como para a arte da escovaria em geral. Uma arte que tem sido bem recebida pelos turistas.
 
A empresa sobrevive num mundo industrializado, mas distingue-se por ainda laborar com métodos autênticos, executados à mão e por criar soluções para todas as necessidades. Com respeito pelo passado, mas com os olhos postos no futuro e atento ao mercado. É este o caminho da Escovaria do Belomonte.
 
ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares