A tradicional gala de Natal da Academia do Bacalhau de Paris, teve lugar no Château du Vivier, a 45 km de Paris. Numa harmonia centenária entre os vestígios majestosos e sua natureza envolvente, este foi o cenário que a Academia do Bacalhau de Paris escolheu para a sua tertúlia de Natal.
O evento contou com a presença de almoço, como disse Luís Gonçalves, presidente da academia. De Portugal até Paris viajou Luís Ferraz, Diretor-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, que faz por estar sempre presente nos eventos da comunidade portuguesa.
A gala contou ainda com alguns parceiros e patrocinadores importantes, nomeadamente a companhia de seguros Império e o Banque BCP. Pela primeira vez num evento da academia esteve José Augusto Duarte, o novo Embaixador de Portugal em França.Durante a gala, houve ainda tempo para o apadrinhamento de Joaquim Barros por parte da comadre Lídia Sales.
O novo compadre mostrou-se orgulhoso pelo apadrinhamento. A gala contou ainda com uma presença especial, a de Chistèle Alves Meira, diretora de cinema e nomeada portuguesa aos Óscares. Deu a conhecer o seu trabalho aos compadres e comadres da Academia do Bacalhau de Paris.
O almoço foi servido pela empresa Canelas, dos compadres Carlos e Antónia Gonçalves. O próximo evento da Academia do Bacalhau de Paris será realizo a 13 janeiro, com cantares de janeiras.