Em ano da Temporada Cruzada França Portugal, rico em milhares de eventos, a Cap Magellan manteve a sua tradicional Noite de Gala, em versão adaptada. Foi já a 12ª edição de uma noite que acolhe a tradicional cerimónia de entrega de prémios.
Carolina Rodrigues Araújo venceu o prémio de melhor estudante de liceu, onde estavam também nomeadas Valentina Barbosa e Imane Taarabit. O prémio de melhor estudante foi atribuído a Clara Alves, estudante de duas licenciaturas na ESSEC-Centrale Supélec de gestão e engenharia.
Na categoria de melhor iniciativa cidadã, venceu a Associação Passerelle France Brésil & Solidarités Lusophones, que foi criada em 2016, e que procura desenvolver projetos de solidariedade internacional entre França, Portugal e o Brasil. Rafael Lopes Nogueira, com a empresa Usave, leva para casa o prémio de melhor jovem empresário. O melhor projeto associativo é a Association Les Amis du Fado, com o projeto de workshop de fado para adultos e crianças. Por último, a melhor revelação musical artística, foi atribuída a Príncipe Tuga, que fez a sua estreia na música urbana no início dos anos 2000.
Apesar de realizada em moldes diferentes, a organização mostrou-se orgulhosa com o resultado. A gala teve lugar na Sala Colbert, na Assembleia Nacional Francesa. Esta foi uma das primeiras iniciativas da comunidade a contar com a presença do novo Embaixador de Portugal em França, José Augusto Duarte.