Terça-feira, Julho 23, 2024
InícioReportagensNa Europa e no MundoHomenagem aos soldados portugueses mortos da Grande Guerra, no cemitério de Beausoleil

Homenagem aos soldados portugueses mortos da Grande Guerra, no cemitério de Beausoleil

Celebra-se quatro anos desde que a cidade de Beausoleil ganhou, de forma permanente, uma presença portuguesa. Foi em 2018 que foi inaugurado um Memorial Português no cemitério de Beausoleil, em memória dos soldados portugueses que combateram em França, na I Guerra Mundial. A iniciativa foi impulsionada por Joaquim Pires, Cônsul Honorário de Portugal em Nice.

Agora, a comunidade portuguesa voltou a reunir-se junto ao monumento, lembrando, uma vez mais, todos aqueles que combateram na Grande Guerra. Este memorial aos portugueses enviados para a Flandres na Grande Guerra encontra-se no talhão militar do cemitério de Beausoleil, no sul de França. Nesta cidade, mais de um terço da população é de origem portuguesa.
 
O momento foi assinalado com a colocação de uma coroa de flores e com o entoar dos hinos nacionais: francês e português. A cerimónia serviu também para a despedida do Embaixador Jorge Torres Pereira do cargo de Embaixador de Portugal em França. No final, a câmara municipal de Beausoleil ofereceu um almoço às autoridades presentes.
ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares