Os 30 anos da assinatura do protocolo de geminação entre Espinho e Brunoy comemoraram-se na cidade francesa. Foi um momento de celebração e de aproximação de pessoas e culturas entre os dois municípios ligados pelos laços da emigração espinhense presente na cidade francesa há 30 anos.

Para o presidente da Câmara Municipal de Espinho, Miguel Reis, assim como para o seu homólogo, o Maire da Vila de Brunoy , Bruno Gallier, é importante, nos tempos que se vive, as geminações desempenham um papel preponderante.
Adelino Oliveira de Sousa é professor de português em França desde 2009 e faz parte do comité́ de geminação. Presente na cerimónia em que se assinou o protocolo de renovação dos votos de geminação esteve Maria Ferreira, portuguesa que esteve na origem deste protocolo, há́ 30 anos.
A celebração em Espinho decorreu no passado mês de maio, altura em que a comitiva francesa foi recebida no Salão Nobre dos Paços do Concelho por Miguel Reis, autarca de Espinho e pelo seu executivo municipal.