Segunda-feira, Maio 20, 2024
InícioReportagensHistórias de PortugalHistória e arte no Bordado de Tibaldinho

História e arte no Bordado de Tibaldinho

Identidade própria e genuinidade tornam o Bordado de Tibaldinho num caso específico entre os bordados tradicionais. A característica principal é ser um harmonioso bordado a branco sobre pano branco, normalmente de linho ou algodão com pequenos cortes à tesoura… . Apresenta-se com tradição reconhecida e comprovada desde há cinco séculos, constituindo-se num símbolo de referência e orgulho da aldeia de Tibaldinho no concelho de Mangualde.

Cidália Rodrigues é bordadeira desde criança e a principal impulsionadora para que esta arte quinhentista se mantenha viva e bem presente no turismo e na tradição de Tibaldinho A Bordadeira Formadora deixou a cidade e abriu uma oficina de bordado, exposição e museu que vai mantendo viva esta arte que antigamente era executada nos beirais das portas aproveitando a luz do sol.

O futuro do Bordado de Tibaldinho está assegurado com gente jovem formada pelas mestras, que mesmo não fazendo do bordado a atividade principal, gostam da arte e executam trabalhos sob encomenda A certificação deste Bordado é restrita à área geográfica englobando os concelhos de Mangualde, Nelas e Viseu, onde várias turmas de raparigas já receberam o certificado que lhes permite executar esta arte de forma oficial.  Sendo o Bordado de Tibaldinho conhecido em todo o mundo, é de todos os cantos do globo que chegam encomendas. Mas sendo uma arte manual não é ainda possível responder a todos os pedidos ao mesmo tempo.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares