Terça-feira, Junho 25, 2024
InícioReportagensHistórias de PortugalMarcelo Rebelo de Sousa visitou o Museu do Caramulo e o Caramulo...

Marcelo Rebelo de Sousa visitou o Museu do Caramulo e o Caramulo Experience Center

O Presidente da República visitou, em Tondela, o renovado Museu do Caramulo, após as obras de alargamento e requalificação das salas dedicadas à sua coleção de arte. A localidade do Caramulo nasce em 1921, fruto da iniciativa do médico Jerónimo de Lacerda que, do nada, criou a maior estância sanatorial do país e da Península Ibérica.

Anos mais tarde, os seus filhos, iniciam a procura de ideias que assegurem a sobrevivência da sua terra e a continuação da obra herdada. Decidem programar a transformação das estruturas existentes em turismo, e retirar ao nome Caramulo o epíteto de doença, convertendo o cenário serrano em polo de atracão cultural e artística. Nasce assim, nos anos 50, o Museu do Caramulo, que expunha as paixões de Abel e João Lacerda por obras de arte e automóveis.

Marcelo Rebelo de Sousa aproveitou a ocasião para destacar a importância da democratização do acesso à cultura, para todas as pessoas, valorizando o trabalho que tem sido feito no Museu do Caramulo. O Presidente da República efetuou também a visita inaugural ao novo Caramulo Experience Center, uma extensão do Museu dedicada exclusivamente ao automobilismo.

Situado próximo do Museu do Caramulo, num antigo edifício industrial do início dos anos 70, o Caramulo Experience Center alberga uma oficina de restauro e manutenção de automóveis clássicos, as reservas da coleção do Museu do Caramulo, uma área de exposições, um centro de documentação, uma loja de produtos para clássicos, salas para reuniões e formação, e ainda cafetaria. Aqui, os visitantes podem ter um contacto mais próximo com as viaturas expostas.

O Caramulo quer afirmar-se como uma “vila museu”, com polos museológicos diferentes para que se possa tornar um destino verdadeiramente distinto e único. Ficou, para finalizar, um convite especial dirigido às comunidades portuguesas.

ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares