Domingo, Maio 19, 2024
InícioPORTUGUESES DE VALORPortugueses de Valor 2022: Nomeado Joaquim Carreira

Portugueses de Valor 2022: Nomeado Joaquim Carreira

Joaquim Fernandes Carreira é natural da pequena freguesia de Poiares, no concelho de Ponte de Lima. Ali nasceu em 1962, mas cedo partiu com a família para França. Chegou a terras gaulesas com apenas quatro anos, corria o ano de 1966.

De Portugal, a única memória que ainda hoje tem é do campo de milho da avó, lugar onde fizeram as despedidas. Em França, a adaptação não foi fácil. Era uma altura em que os portugueses não eram tão bem acolhidos e só se habituou à gastronomia francesa com 12 anos.

Quando saiu da escola ingressou no Grupo Danone, sendo técnico de automatismos, trabalhando com robôs e programação informática. Passou para diretor técnico, mas não quis continuar na empresa porque era obrigado a viajar muito. Foi aí que decidiu criar a sua própria empresa. Com 33 anos, em 1995, torna-se empresário, com uma empresa dedicada ao frio para o setor farmacêutico, e depois abriu uma parte de climatização.

Em criança, como muitos rapazes da sua idade, sonhava ter um mercedes e viver um pouco melhor do que a família. Hoje, o sonho continua a ser proporcionar boas condições de vida à família. Para si, a educação é a base de tudo, e é o que lhe permite ser honesto, simples, trabalhador, e não mentir. “Para além disso, o amor. É preciso transmitir o amor, seja no que for”.

No mundo associativo começou a ter presença há cerca de dez anos. “Não costumava conviver com portugueses. Comecei, aos poucos, com o projeto Roupa sem Fronteiras da Academia do Bacalhau. Passei a ser compadre e agora também participo no movimento Todos Uuntos. E estou contente de fazer parte do mundo associativo. Conheci esta realidade e vale a pena”.

Sobre os portugueses, afirma serem um povo único. “Não somos como mais nenhum povo no mundo. Os portugueses são pessoas que acolhem bem, com bom coração. Sinto-me patriota, mas este sentimento cresceu nos últimos anos. Tenho muita honra de ser português e orgulho no nosso povo”.

ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares