A palavra – expansão – é praticamente indissociável da cultura portuguesa. E porquê? Porque outrora Portugal foi pioneiro na expansão marítima e não teve medo de partir em busca de novas terras, conquistando assim novos mundos.
Uma recordação digna de uma epopeia e que ainda hoje se repercute à mentalidade de muitos portugueses espalhados pelo mundo. É o caso do Grupo Costa Expansion, uma marca que labora no setor das limpezas, que tem atingido uma notoriedade significativa no mercado francês, fruto de uma estratégia de crescimento externo.
Em bom português, o ditado – filho de peixe sabe nadar – assenta que nem uma luva aos irmãos Costa. Anos a fio a seguir os ensinamentos do pai, através da empresa pioneira, os filhos seguiram as matrizes ensinadas e impulsionaram o negócio das limpezas.
Aproveitamos, agora, para apresentar a Serenet, com mais de 30 anos de existência, a empresa faz a limpeza de todas as instalações, desde janelas, pisos e escadas. Com sede em Nantes, têm preenchido os requisitos preferenciais dos seus diversos clientes.
O grupo Costa expansion tem uma abrangência significativa e nós fomos conhecer essa realidade. De Nantes a viagem segue agora rumo a Rennes. Lá encontramos a empresa Armor Net Ouest. Fazem a manutenção periódica e limpeza de escritórios, oficinas, centros comerciais, laboratórios alimentares, salas de espetáculo e locais públicos.
Ao percorrer os serviços prestados pelo grupo são notórios os equipamentos tecnológicos que oferecem ao cliente. Um conceito inovador, ou seja, a indústria 5.0 na hora da limpeza.
De Rennes é tempo de viajar para Tour, onde opera a Saines Nettoyages. Uma empresa que faz intervenções específicas de limpeza e desinfecção, em escritórios, empresas, clínicas, fábricas e condomínios
A atenção agora vira-se para Bordéus, onde militam duas empresas de limpeza pertencentes ao Grupo Costa. Por um lado a 2MNettoyage que efetua serviços de limpeza em entidades públicas, por outro, a Sial com um serviço mais específico.
De 400 funcionários, o Grupo Costa Expansion hoje acumula em todas as suas filiais mais de 2500 trabalhadores. Um número significativo que traduz a expansão de um grupo, hoje extenso, que um dia apenas comunicava comercialmente ao comando de uma só empresa.