Sábado, Abril 13, 2024
InícioReportagensHistórias de PortugalPróxima paragem: Museu Nacional Ferroviário, Entroncamento - Parte 1

Próxima paragem: Museu Nacional Ferroviário, Entroncamento – Parte 1

Eis que surge o Primeiro Bilhete de Comboio. Uma frase que literalmente regenerou os caminhos de ferro em Portugal. Uma miniatura de uma locomotiva a vapor e um comboio bem real, onde estão os aposentos da Rainha D.Maria Pia. Partindo dos primórdios dos caminhos de ferro, em 1856, há toda uma história para contar até à atualidade. Por isso, pare, escute e olhe, porque existem muitos comboios a circular. 

Inaugurado em Maio de 2015, o Museu Nacional Ferroviário conta a história de mais de 160 anos de Caminhos de Ferro em Portugal. Localizado no Entroncamento, a infraestrutura apresenta uma das melhores coleções da Europa, exposta em quatro edifícios e espaços exteriores. 

Chama-se Fontes Pereira de Melo e é responsável por impulsionar o setor ferroviário. Ligado à política, quis um dia colocar em prática uma declaração de intenções. Ora, a sua irreverência traduziu-se em novas linhas ferroviárias e o Museu presta-lhe homenagem. 

À conversa com Maria Teixeira, responsável pelo Museu Nacional Ferroviário, embarcamos na história do setor ferroviário em Portugal.

Parte 1

ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares