Sexta-feira, Maio 10, 2024
InícioReportagensNa Europa e no MundoPortugal foi o país convidado de honra no salão 'Partir Étudier à...

Portugal foi o país convidado de honra no salão ‘Partir Étudier à l´Étranger’, em Paris

Durante três dias, Portugal foi o convidado de honra do salão Partir Étudier à l´Étranger. Realizado no parque de exposições Porte de Versailles, o certame voltou assim ao formato presencial. Esta é uma das maiores feiras direcionadas para o mundo estudantil que acolhe, todos os anos, mais de 600 mil estudantes.

Portugal esteve em destaque, com um espaço dedicado à presença de universidades e politécnicos portugueses. A presença portuguesa no salão foi coordenada pela Cap Magellan, que trabalha no sentido de aproximação aos jovens lusodescendentes. Valorizar o ensino superior em Portugal, nomeadamente sobre o contingente especial de 7% reservado a lusodescendentes no acesso ao ensino superior português tem sido uma prioridade.

Portugal contou com a presença do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, seis universidades, nove institutos politécnicos, a agência Erasmus+ e com a Direção Geral de Ensino Superior. O principal objetivo foi atrair estudantes lusodescendentes, tirando todas as dúvidas sobre como estudar em Portugal.

Em 2020, apenas um sétimo das vagas destinadas a lusodescendentes foram preenchidas, uma situação que as autoridades portuguesas querem corrigir. A adesão dos lusodescendentes a este contingente tem aumentado, mas é preciso motivar os estudantes a integrarem outras opções, como o programa Erasmus, da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação.

O trabalho foi coordenado com a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Esta feira assumiu-se como um momento de celebração do Ensino Superior Português, bem como da amizade entre Portugal e França.

ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares