Segunda-feira, Maio 13, 2024
InícioReportagensNa Europa e no MundoApaixonada pela arte, Nathalie Afonso retrata a cultura portuguesa nas suas obras

Apaixonada pela arte, Nathalie Afonso retrata a cultura portuguesa nas suas obras

Abrimos as portas e descobrimos o mundo encantado de Nathalie Afonso. É de avental e pincel na mão que se sente realizada. Pintar permite-lhe dar asas à sua criatividade. Ser artista é paixão e profissão, mas é, acima de tudo, a realização de um sonho de criança.

Nathalie Afonso nasceu em Vichy, mas mudou-se para a região parisiense com os pais em 1975. Estudou na prestigiada École Boulle, uma escola de artes aplicadas, arquitetura de interior e designer. Trabalhou em Portugal e em outros países no mundo inteiro, garantindo experiência internacional, que lhe conferiu mais-valias na hora de colocar em prática a sua arte.

Em 2002 decide regressar ao país que a viu nascer e aí fixar as suas raízes, criando o Atelier des Noctambules. Dos 4 aos 95 anos, Nathalie Afonso tem alunos de todas as idades. Em comum: a paixão e a descoberta da arte. Nesta estrutura de ensino e aprendizagem artística já passaram milhares de pessoas. Hoje, sente-se uma artista mais completa.

A sua pintura foi classificada como etnográfica, porque retrata as pessoas do mundo. Nathalie integra também o projecto Borderlovers, uma plataforma coletiva artística que tem como objectivo, neste momento de crise cultural e civilizacional, desenvolver uma prática criativa onde se insiram noções de esperança e pacificação universal.

O mais recente projecto do colectivo Borderlovers é a iniciativa Casais de Sonho, desenvolvido para integrar a Temporada Cruzada França-Portugal. Nascida em França, mas filha de portugueses, Nathalie Afonso continua a mostrar, a cada dia, e através das suas obras, a cultura lusitana.

ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares