Segunda-feira, Maio 20, 2024
InícioArtigos Lusopress5 recantos portugueses que apaixonam turistas

5 recantos portugueses que apaixonam turistas

Ao longo dos últimos anos, Portugal tem sido o destino de eleição para todo o tipo de turistas. Mas o que faz de Portugal um local tão apetecível para estrangeiros? No artigo de hoje, deixamos 5 recantos portugueses que apaixonam os turistas. 

Ao longo dos últimos anos, Portugal tem sido o destino de eleição para todo o tipo de turistas. O que faz de Portugal um local tão apetecível para estrangeiros? A resposta é unânime: Portugal tem tudo e para todos os gostos.  

Cidades históricas, boas comida e bom vinho, magníficas paisagens naturais, algumas das praias mais bonitas do mundo, temperaturas amenas e um povo que sabe e gosta de receber.

Ainda que Portugal não seja um país muito grande, a verdade é que é difícil escolher as zonas e os locais a visitar, sem deixar nenhum sítio de fora. Na altura de fazer um roteiro são os gostos pessoais de cada turista que acabam por determinar as suas escolhas. 

No artigo de hoje, deixamos 5 recantos portugueses que apaixonam os turistas. 

1. Ribeira do Porto

Situada na margem do Rio Douro, a Ribeira é um dos principais pontos turísticos do Porto. É uma das zonas mais autênticas e pitorescas da cidade, até porque ainda é habitada, maioritariamente, por famílias que vão ficando de geração em geração.

Destacam-se as suas fachadas coloridas, que se refletem no rio, as ruas estreitas, recheadas de história. É um dos sítios mais bonitos do Porto para usufruir de um final de tarde de frente para o rio e acabar a jantar num dos muitos restaurantes típicos de comida tradicional portuguesa, com uma vista privilegiada para a Ponte de D. Luís I e para as iluminadas caves do vinho do Porto na margem de Gaia.

2. Santuário de Fátima

O Santuário de Fátima situa-se no concelho de Ourém, distrito de Fátima, e é uma das principais referências do culto mariano, atraindo peregrinos e turistas de todo o mundo.

A sua construção começou em 1919 com a Capelinha das Aparições, como forma de perpetuar a memória das aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos em 1917.

Ao longo dos anos, o Santuário foi crescendo e hoje conta já com duas basílicas, entre outros espaços culturais e de culto. O Santuário de Fátima é, sem dúvida, um marco no turismo religioso, chamando pessoas de todas as partes do mundo.

3. Torre de Belém

Sendo Lisboa a capital do país e uma das cidades mais turísticas de Portugal, é difícil escolher apenas uma atração como a principal da cidade. Contudo, um dos locais mais icónicos de Lisboa é, sem dúvida, a Torre de Belém, outrora conhecida como Torre de São Vicente.

Foi construída no século XVI e funcionava como fortaleza. É um exemplar do estilo Manuelino e, historicamente, destaca-se por ter sido dali que partiram os navegadores portugueses em busca de novas rotas marítimas. 

É possível visitar o exterior e o interior da Torre, sendo que está repleta de símbolos de Portugal. Para os entusiastas de História é um local a não perder. O terraço é um dos espaços mais bonitos da Torre com vista para o Rio Tejo e para o bairro de Belém.

4. Sagres, Vila do Bispo

O Algarve é uma das zonas portuguesas mais procuradas pelos turistas, principalmente, por causa das suas praias. Mas o Algarve é mais do que isso e a prova disso é a zona de Sagres, que se situa na ponta ocidental do Algarve, extremo Sul de Portugal. Como em boa parte do Algarve, em Sagres também se encontram praias lindíssimas como a praia da Mareta e a praia da Baleeira.

É também uma zona cujas ondas fazem as delícias dos surfistas em busca de aventura. Outra das coisas imperdíveis numa visita a Sagres é o pôr do sol no Cabo de São Vicente, considerado um dos pores do sol mais bonitos do mundo. Como é um espetáculo natural muito procurado nos meses de Verão é aconselhável chegar mais cedo para garantir um bom lugar.

5. Piscinas Naturais do Porto Moniz, Madeira

 

A Madeira é uma ilha portuguesa mais do que reconhecida por toda a sua beleza natural, sendo as piscinas naturais do Porto Moniz um local emblemático da ilha. Estas piscinas são formadas por um conjunto de rochas vulcânicas, unidas por superfícies de cimento, preenchidas pelas águas do oceano Atlântico.

O complexo tem 3.800 m² de área para natação e 3217 m² de área para solários. Em 2018 a CNN elegeu este local como uma das 52 melhores praias do mundo.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares