Sexta-feira, Maio 24, 2024
InícioNotíciasDesportoCasa de Castro Daire promove debate do Euro 2020 'entre mulheres'

Casa de Castro Daire promove debate do Euro 2020 ‘entre mulheres’

Três mulheres, naturais do concelho de Castro de Daire, discutem o Euro 2020 e fazem a análise dos jogos da seleção nacional. A iniciativa é promovida pela Casa de Castro Daire, em Lisboa.

A Casa de Castro Daire, em Lisboa, está a levar a cabo o ciclo de conversas ‘À Bola com Elas’, onde três mulheres naturais do concelho falam sobre o Euro 2020 e fazem a análise aos jogos da seleção nacional. Esta iniciativa surgiu porque “as mulheres também gostam e entendem de futebol mas, infelizmente, nem sempre lhes é dado espaço”, explicou a organização.

A tertúlia é composta por Cláudia Lopes, a ex-jogadora de futsal Jacqueline Fernandes e a guarda-redes Sílvia Valente.

Cláudia Lopes, tem 45 anos, é empresária na área da restauração há 24. Foi a mãe, adepta do Sporting que lhe despertou, muito cedo, o gosto pela bola. Não partilham o mesmo clube, é adepta fervorosa do Porto e acompanha há muitos anos o futebol nacional e internacional.

Jacqueline Fernandes, veio do Canadá com 10 anos, tem 35 e jogou futsal durante 25 anos. Foi campeã nacional de desporto escolar, de futsal, pela escola secundária de Castro Daire. Vive em Aveiro, onde gere um hotel. É uma benfiquista ferrenha. 

Sílvia Valente é educadora social no Lar de Idosos em Castro Daire. Tem 25 anos e é jogadora federada de futsal há 12, guarda-redes no Castro, em Castro Daire e grande adepta do Sporting.

Agora, deixam os clubes de lado, para acreditar num único, que é o de todos os portugueses: a seleção portuguesa. Em todas as conversas, contam sempre com um convidado especial.

Na primeira, dia 1 de Junho, sobre Os Desafios do Euro 2020, contaram com o jogador Licá, natural de Castro Daire, atualmente no Farense, que vestiu a camisola da seleção e passou por vários clubes nacionais e internacionais.

No dia 10, falaram sobre A Nossa Seleção, e tiveram como convidado o antigo selecionador nacional, António Oliveira, precisamente no seu dia de anos.

Contaram, também, com três jovens de Castro Daire, chamados nessa semana à seleção nacional Sub 15.

No dia 16, analisaram o jogo com a Hungria e a Carla Couto foi a convidada. É a jogadora com mais internacionalizações, considerada pela Federação Portuguesa de Futebol a jogadora do século e é embaixadora e delegada do sindicato de jogadores para o futebol feminino.

O próximo encontro será no dia 20, para análise do jogo com a Alemanha. 

Todas estas conversas, informais, são moderadas pela Carla Pinto, vice-presidente da Casa de Castro Daire, sempre às 21h00, online, através do Facebook da Casa

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares