Três mulheres, naturais do concelho de Castro de Daire, discutem o Euro 2020 e fazem a análise dos jogos da seleção nacional. A iniciativa é promovida pela Casa de Castro Daire, em Lisboa.
A Casa de Castro Daire, em Lisboa, está a levar a cabo o ciclo de conversas ‘À Bola com Elas’, onde três mulheres naturais do concelho falam sobre o Euro 2020 e fazem a análise aos jogos da seleção nacional. Esta iniciativa surgiu porque “as mulheres também gostam e entendem de futebol mas, infelizmente, nem sempre lhes é dado espaço”, explicou a organização.
A tertúlia é composta por Cláudia Lopes, a ex-jogadora de futsal Jacqueline Fernandes e a guarda-redes Sílvia Valente.
Cláudia Lopes, tem 45 anos, é empresária na área da restauração há 24. Foi a mãe, adepta do Sporting que lhe despertou, muito cedo, o gosto pela bola. Não partilham o mesmo clube, é adepta fervorosa do Porto e acompanha há muitos anos o futebol nacional e internacional.
Jacqueline Fernandes, veio do Canadá com 10 anos, tem 35 e jogou futsal durante 25 anos. Foi campeã nacional de desporto escolar, de futsal, pela escola secundária de Castro Daire. Vive em Aveiro, onde gere um hotel. É uma benfiquista ferrenha.
Sílvia Valente é educadora social no Lar de Idosos em Castro Daire. Tem 25 anos e é jogadora federada de futsal há 12, guarda-redes no Castro, em Castro Daire e grande adepta do Sporting.
Agora, deixam os clubes de lado, para acreditar num único, que é o de todos os portugueses: a seleção portuguesa. Em todas as conversas, contam sempre com um convidado especial.
Na primeira, dia 1 de Junho, sobre Os Desafios do Euro 2020, contaram com o jogador Licá, natural de Castro Daire, atualmente no Farense, que vestiu a camisola da seleção e passou por vários clubes nacionais e internacionais.
No dia 10, falaram sobre A Nossa Seleção, e tiveram como convidado o antigo selecionador nacional, António Oliveira, precisamente no seu dia de anos.
Contaram, também, com três jovens de Castro Daire, chamados nessa semana à seleção nacional Sub 15.
No dia 16, analisaram o jogo com a Hungria e a Carla Couto foi a convidada. É a jogadora com mais internacionalizações, considerada pela Federação Portuguesa de Futebol a jogadora do século e é embaixadora e delegada do sindicato de jogadores para o futebol feminino.
O próximo encontro será no dia 20, para análise do jogo com a Alemanha.
Todas estas conversas, informais, são moderadas pela Carla Pinto, vice-presidente da Casa de Castro Daire, sempre às 21h00, online, através do Facebook da Casa.