O Clube Jovem da Lusopress, esteve agora nas mãos de Sandiego Carvalheira, que nos levou até à natureza. Foi a partir da Arriba Fóssil, na Costa da Caparica, que Sandiego apresentou a fauna, a flora e as atividades que se podem fazer ao ar livre. A vegetação da Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica, na qual se incluem alguns endemismos botânicos lusitanos e ibéricos, é muito diversificada. Este coberto vegetal assume uma importância acrescida, pela inserção desta área protegida numa zona de forte pressão urbanística.
A área florestal da Mata dos Medos, situada no topo da arriba, terá sido mandada instalar pelo rei D. João V com o objetivo de evitar o avanço das areias, das dunas ou “medos” (lê-se médos), para os terrenos agrícolas interiores. Com dominância de pinheiro-manso Pinus pinea no estrato arbóreo, tem ainda exemplares isolados de pinheiro-bravo Pinus pinaster e de pinheiro-de-alepo Pinus halepensis, também conhecido por pinheiro-egoísta, dado ficar com as pinhas sempre agarradas aos ramos.
O estrato arbustivo é rico, com destaque para a sabina-das-praias Juniperus turbinata, o carrasco Quercus coccifera (uma espécie de carvalho), a aroeira Pistacia lentiscus, o medronheiro Arbutus unedo, o espinheiro-preto Rhamnus lycioides subsp. oleoides e a aromática murta Myrtus communis. Num estrato mais baixo surgem o rosmaninho Lavandula luisieri e duas estevas – o sanganho-mouro Cistus salvifolius e a roselha-pequena Cistus crispus. Apesar das dimensões relativamente pequenas da área, foram identificadas na Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica, 169 espécies de fauna terrestre, incluindo: 119 de aves; 23 de mamíferos; 16 de répteis; e 11 de anfíbios.
A paisagem da Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica é, no geral, o resultado de uma profunda humanização, apesar de ser também relativamente diversificada, como resultado das características e da resposta que os recursos naturais foram dando ao longo deste ancestral processo de transformação. Atualmente apresenta diferentes estados de conservação, se considerarmos como referência um equilíbrio necessário entre as componentes ambientais e as humanas.