Sexta-feira, Julho 19, 2024
InícioPORTUGUESES DE VALORPortugueses de Valor 2020: Nomeado Dominic Fernandes

Portugueses de Valor 2020: Nomeado Dominic Fernandes

Dominic Silva Fernandes nasceu a 1 Fevereiro de 1976 em França. Apesar disso, é o sangue português que lhe corre nas veias. O pai era natural de Arouca e a mãe da região de Leiria, mas foi em Paris que construíram uma vida em conjunto e onde nasceu Dominic e o seu irmão. A sua infância teve bons momentos, de alegria, brincadeiras e cumplicidade com o seu irmão enquanto os pais trabalhavam. Família de poucas posses, mas sempre com amor no lar.

Dominic começou a trabalhar com 18 anos a embalar caixas de telemóveis. Ao fim de três meses cansou-se do trabalho e foi convidado pelo presidente da empresa, de nacionalidade grega, a ser comercial de telemóveis para a zona de Paris. Três meses volvidos já era o maior vendedor de telemóveis em todo o território francês.

Entretanto, surge uma vaga na empresa: o cargo de presidente a nível nacional. Dominic foi a pessoa nomeada, corria o ano 1995, ano em que assumiu o cargo, até 2004, quando abriu a sua própria empresa. Dedica-se unicamente à importação e exportação de telemóveis, mas a sua empresa – Bluetooth, é um caso de sucesso em todo o mundo.

Em criança, sonhava ter uma casa bonita. Hoje, admite que tem os sonhos todos concretizados, o que agora gosta de fazer é ajudar quem mais precisa. Dominic mostra que sem ter grandes estudos, com força e querer, as pessoas conseguem chegar onde quiserem. A solidariedade é um dos pontos fortes da sua vida.

Durante a pandemia de Covid-19 ajudou a Câmara Municipal de Arouca, os Bombeiros de Arouca, o Hospital de Santa Maria da Feira, o Hospital de São João, no Porto, várias instituições e hospitais em França também.

Orgulha-se de ser português. “Os portugueses eram criticados em França, vistos como uma comunidade mais fraca, mas mostramos que somos capazes de trabalhar sem ser nas obras e nas limpezas. Temos capacidade para isso”. Dominic deixa como mensagem aos portugueses que “podemos alcançar todos os sonhos que temos, podemos mostrar a todos que sendo um país pequeno somos uma grande comunidade e grandes pessoas, somos portugueses”.

ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares