Já se ouve o barulho do motor e o Renault 4L já está apetrechado, com tudo o que Pedro Martins e o seu co-piloto irão precisar, para embarcar nesta aventura chamada 4L Trophy. Durante cerca de uma semana, Pedro e Romain vão partir de Biarritz, palmilhar Espanha, atravessar o Estreito de Gibraltar e percorrer Marrocos até chegarem ao seu destino: Merzouga. Aqui cumprirão o objetivo a que se propuseram.
Neste evento anual, onde participam mais de 1500 estudantes a cada edição, o espírito de solidariedade é global e, também, o espírito de aventura. A maioria dos inscritos são estudantes entre os 18 e os 26 anos, que são motivados pelas suas universidades a terem uma posição associativa mais vincada. Para entrar neste evento, todos os participantes necessitam de angariar patrocínios que lhes garantam a sua inscrição. Na bagagem da sua viatura, Pedro leva os principais recursos para este percurso. Desde ferramentas, a um depósito extra para o combustível, passando por sacos cama e colchões insufláveis, para o descanso entre etapas, todos eles são essenciais nesta expedição.
O que calhará em sorte a este Renault 4L, após a aventura no deserto, é ainda uma incógnita para o próprio Pedro. Se bem que, para já, o participante português apenas espera que o veículo não lhe falhe nesta travessia e, já só conta poder regressar a casa são e salvo.