Quarta-feira, Dezembro 4, 2024
InícioPORTUGUESES DE VALORNomeado Portugueses de Valor 2019: João Medeiros

Nomeado Portugueses de Valor 2019: João Medeiros

João Medeiros nasceu na ilha dos Açores, no fim da década de 50. Portugal não vivia na plenitude das suas capacidades e muitos portugueses decidiram carimbar o passaporte em direcção a outra realidade. A família de João não foge à regra e emigrou para o continente americano. “Em 1969 fui com os meus pais para os EUA”, diz. Ao chegar a um país novo, uma realidade e cultura diferente, João atravessa a sua primeira grande dificuldade. “Com 10 anos fui para a escola e depois das aulas ia ajudar os meus pais. Viemos à procura de uma vida melhor, não falávamos a língua. Foi muito custoso”, confessa. Quando questionado pelo motivo da ter saído de Portugal, o português responde de forma peremptória. “Havia trabalho, mas não havia dinheiro”, relembra.

Desde cedo, João Medeiros encarou a realidade profissional e logo criou a sua identidade. “O primeiro emprego foi a trabalhar num grupo, durante as férias escolares, e ao longo de 12 horas por dia. Com 10 anos já trabalhava. Fui cozinheiro e trabalhei numa fábrica de jóias”, realça. É neste contexto que João descobre a sua vocação.“Trabalhei muitos anos com artistas famosos. Era supervisor, tinha sempre muitas pessoas a trabalhar para mim. Tudo passava pelas minhas mãos e eu tenho muita experiência”, destaca. O empresário ganhou notoriedade na área da ourivesaria e em 1984 abriu o seu próprio espaço. “Decidi fazer a minha fábrica. Não sabia se ia ganhar dinheiro e não foi fácil”, diz. John Medeiros é o nome que veste o negócio do empresário e, ao mesmo tempo, espelha a vasta experiência que João acumula. A empresa é especialista em jóias e tem o cunho pessoal do português.

Com as recordações escritas na memória, João é apaixonado por Portugal e por tudo o que envolve as suas origens. “O português é uma pessoa de classe, uma pessoa que trabalha muito. Gosto muito dos nossos portugueses. É preciso ter muita fé e nunca desistir”, realça.

ARTIGOS RELACIONADOS

Artigos Populares