23 Feb, 2019 Última Actualização 6:32 PM, 22 Feb, 2019

Nomeado Portugueses de Valor 2019: Fernando Duarte

Visualizações: 155 times

 

A cidade do Porto viu nascer e crescer um jovem que viria a tornar-se um Médico Dentista de referência nacional e internacional. Fernando Duarte é filho único e recorda uma infância de uma “caminhada em solidão”. A característica do “eu” exacerbado foi modificada com a sua entrada para o colégio Salesiano, onde fez um regime intenso e uma parceria de colegas que ainda hoje mantém. O percurso universitário é também realizado na cidade do Porto, fazendo a licenciatura em Medicina Dentária. Formado e com 24 anos, candidata-se à Universidade de Londres onde fez a especialização e Mestrado em Cirurgia Oral e Maxilofacial. “Foi uma aventura ir viver sozinho para Londres, desde o arranjar casa, tratar da roupa, alimentação, transportes, foi uma aventura que me ajudou a crescer e tornar-me um ser humano mais global”, conta.
 
De regresso a Portugal, por razões afectivas, e juntamente com a sua esposa, Carina Ramos, também médica dentista, deram início à Clitrofa, que traduz a essência de um conceito hospitalar e de um verdadeiro tratamento integrado. Este projecto, iniciado em 2002, era originalmente vocacionado para a medicina dentária, na sua vertente mais cirúrgica e reabilitadora. Hoje, é um projecto muito mais abrangente. “Numa parte inicial uma clínica mais pequena, com poucas valências, e pouco a pouco fomos crescendo em termos de serviços e em termos de dimensão”. Actualmente, Fernando Duarte dedica ainda parte do seu tempo à formação e à investigação. É docente universitário, consultor científico e especialista em Cirurgia Oral, pela Ordem dos Médicos Dentistas.
 
Fernando Duarte confessa que o seu grande sonho é ser pai, e que o tenta ser da melhor maneira possível. Aqui também tem um peso significativo os valores que emprega na sua vida. “O principal valor é a verdade, é o grande valor que passo para os meus filhos. Depois é o trabalho e a perseverança. Eu digo aos meus filhos que trabalhar um dia é bom, um mês é muito bom, um ano é maravilhoso, uma vida torna-nos imprescindíveis. Isto é que nós temos de pôr em mente”. Envolvido no meio que o rodeia, o médico dentista tem um protocolo com a Câmara Municipal da Trofa, no sentido de ajudar as famílias carenciadas, com um determinado número de consultas gratuitas por mês. Para si, ser português significa saudade. “Quem vive fora do país sabe o que isso significa. O cheiro do mar, da alimentação, o sentimento, as frases, as expressões. É um prazer, orgulho imenso ser português, desejo-vos que onde quer que estejam sejam autênticos empreendedores e autênticos líderes. Tenho a certeza que a genética está lá, o trabalho está lá”.