17 Oct, 2018 Última Actualização 2:20 PM, 17 Oct, 2018

50º aniversário de Joaquim Barros teve direito a festa surpresa

 
Joaquim Barros é conhecido na comunidade portuguesa, em França, como o empresário que constrói castelos. A atingir a maior idade deixou Portugal e viajou até França. Na realidade gaulesa, o vianense desenhou projectos e deu vida a sonhos. Depois de tantos momentos vitoriosos chegou à altura de completar 50 anos de vida. Amigos e familiares não esqueceram o momento e em pleno Restaurante Cantinho de Lima, em Ivry-sur-Seine, prepararam uma festa surpresa.

À caça de bons momentos

 
Deitar cedo, cedo erguer dá saúde e faz crescer. Uma velha máxima que perdura no tempo e que corresponde na perfeição a um grupo de amigos que tem como paixão a caça. Durante 3 dias, os amantes da actividade puseram literalmente as mãos no gatilho e em contacto com a natureza dispararam momentos que não irão esquecer.
 

A essência das tradições portuguesas nas Feiras Novas

 

Não há quem não saiba que Setembro é o mês das Feiras Novas. É uma referência nacional que atrai, todos os anos, milhares de visitantes vindos de todo o país. Em Ponte de Lima, irradia a alegria e a espontaneidade do povo. Por toda a vila, as rusgas, as concertinas, os cantares ao desafio, o folclore e a gastronomia. Esta conjugação transforma estas festas num acontecimento singular, na romaria que é considerada o “maior congresso vivo da cultura em Portugal”.

O cortejo etnográfico é um dos pontos altos do certame. As freguesias do concelho de Ponte de Lima, saíram à rua, e fervilharam com a tradição. É uma mostra do que de mais genuíno existe no nosso país. Durante mais de três horas, milhares de pessoas puderam assistir ao desfile, num momento que se assume como a exaltação do orgulho limiano.

Descubra Vila de Rei, o Centro Geodésico de Portugal

 

A Lusopress deslocou-se até ao distrito de Castelo Branco para descobrir os encantos e as potencialidades do concelho de Vila de Rei. São 193 km2, ocupados por cerca de 4000 habitantes, repartidos por 94 localidades que compõem as 3 freguesias: Vila de Rei, Fundada e São João do Peso. Ricardo Aires é o presidente do Município desde 2013 e tem centrado a sua atuação essencialmente nos sectores da educação, área social e actividade económica.

Se já experimentou dobrar simetricamente um mapa de Portugal Continental em quatro partes, com certeza encontrou no ponto de união das dobras o concelho de Vila de Rei. É aqui que se encontra o Centro Geodésico de Portugal. É o grande atractivo do concelho, que beneficia também da proximidade à Nacional 2, a maior estrada portuguesa que atravessa Vila de Rei.