15 Aug, 2018 Última Actualização 5:31 PM, 14 Aug, 2018

Portugueses de Valor 2018: Nomeado João Manuel Carvalho Medeiros

 

João Medeiros nasceu na ilha dos Açores, no fim da década de 50. Portugal não vivia na plenitude das suas capacidades e muitos portugueses decidiram carimbar o passaporte em direcção a outra realidade. A família de João não foge à regra e emigrou para o continente americano. “Em 1969 fui com os meus pais para os EUA”, diz. Ao chegar a um país novo, uma realidade e cultura diferente, João atravessa a sua primeira grande dificuldade. “Com 10 anos fui para a escola e depois das aulas ia ajudar os meus pais. Viemos à procura de uma vida melhor, não falávamos a língua. Foi muito custoso”, confessa. Quando questionado pelo motivo da ter saído de Portugal, o português responde de forma peremptória. “Havia trabalho, mas não havia dinheiro”, relembra.

Portugueses de Valor 2018: Nomeado Carlos Baptista

 

Não nasceu em Portugal, mas sente a terra de Camões como ninguém. Para além disso, leva bem longe o nome e os sabores de Portugal. Carlos Baptista nasceu em Paris em 1976, e nesta cidade cresceu, estudou e continua a viver até aos dias de hoje, apesar de ter também casa em Portugal. Criou a marca Queijaria Nacional para mostrar em França e em todo o mundo a excelente gastronomia portuguesa.

Portugueses de Valor 2018: Nomeado José Roussado

 

José Roussado nasceu em Sintra, em 1954, e assume ter tido uma juventude feliz. Passando pelo teatro e pelo desporto, José Roussado teve a oportunidade de ser treinado pelo Professor Moniz Pereira e por Eduardo Cunha enquanto atleta do Sporting. Aos 19 anos, quase por acaso, e sem intenção de emigrar, chegou a França, onde se mantém até aos dias de hoje. A sua ligação à comunidade portuguesa sempre foi muito forte, tendo sido eleito em 1984, pela primeira vez, Conselheiro das Comunidades Portuguesas. Em 1985 fundou, juntamente com Jaime Alves, a ARCOP de Nanterre.

Portugueses de Valor 2018: Nomeada Salomé Dias

 

Salomé Dias tem um percurso peculiar e de sucesso também. Pode-se orgulhar de ser a primeira portuguesa a trabalhar no Palácio de Buckingham, num posto de gestão. Com formação em Neurologia, rapidamente em Portugal começou a exercer a sua profissão e numa instituição conceituada: a Clipóvoa. O destino da vida levou-a até Londres. Já passaram mais de 20 anos e Salomé Dias fez com que a língua portuguesa se espalhasse no Palácio de Buckingham.

Alfyma marca presença no Passenger Terminal Expo 2018 que decorreu em Estocolmo

 

O Passenger Terminal Expo 2018 decorreu na cidade de Estocolmo na Suécia. Esta exposição de produtos aeroportuários, contou com mais de 300 expositores de várias parte do mundo. Num espaço de 17 mil metros quadrados, foram apresentados os mais recentes produtos tecnológicos. Todos eles têm como objectivo melhorar a experiência dos passageiros nos aeroportos. David da Silva, representante do grupo Alfyma, marcou presença neste evento e explicou a importância da exposição para a empresa a nível global. A Alfyma Airport levou até Estocolmo a mais recente inovação para melhorar a eficiência na passagem dos passageiros no controle de segurança. Um processo mais rápido, permite sobrar tempo para outras opções que a área de embarque proporciona.