19 Jan, 2018 Última Actualização 5:02 PM, 19 Jan, 2018

Grupo Português Lusibanda participou num concerto solidário em Paris para apoiar os Bombeiros de Oliveira do Hospital

 

É um belo exemplo de união que reúne pais e filhos em torno do mesmo grupo de música. A Lusibanda é um grupo de origem portuguesa que apresenta vários ritmos musicais, como canções brasileiras e portuguesas e actua principalmente na região da Normadia e Paris.

No passado domingo, a Lusopress foi conhecer esta família de músicos portugueses. O grupo viajou desde a Normandia até Paris para realizar um concerto solidário organizado pela Associação Segunda Aldeia de Montmagny e os fundos recolhidos com o espectáculo vão ser entregues aos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital.

Vários portugueses residentes em França celebraram a entrada em 2018 na Pastelaria Canelas

 

Em Paris vários portugueses entraram em 2018 juntos nas instalações da Pastelaria Canelas. A Sala Dona Antónia abriu as suas portas para uma festa única e mais de uma centena de pessoas dançaram e celebraram o novo ano no espaço situado em Pierrefite-sur-Seine.

Os proprietários da casa mais portuguesa em França foram em dezembro condecorados com a Comenda da Ordem de Mérito pelo trabalho realizado em prol da divulgação do país à frente da Pastelaria Canelas. Portugal vem até Paris todos os dias graças à Canelas. A Pastelaria oferece especialidades saborosas que fazem parte do património nacional e assume-se como uma Embaixadora do Pastel de Nata na capital francesa.

O primeiro Atelier da Canelas foi aberto em 1983, mas mais de 30 anos depois, a casa ainda continua a apostar no fabrico artesanal. Em 2018 esperam continuar com esse trabalho, aliando sempre a tradição à inovação.

Empresário Mário Martins proporciona Natal especial aos habitantes mais carenciados de Vila Nova de Foz Côa

 

Em dezembro multiplicam-se os jantares de natal das empresas e a MRTI não foge à regra. Todos os anos organiza um evento na semana que antecede o Natal e reúne os trabalhadores, familiares e amigos da empresa de transportes radicada em França. Este ano equipa trocou as estradas de França pelo Rio Sena e a bordo de um barco apreciaram a beleza de Paris.

O proprietário, actualmente residente em França, nasceu e cresceu em Vila Nova de Foz Côa, no interior de Portugal e todos os anos faz questão de voltar às origens. Nos anos 60 e 70 Santa Comba assistiu à emigração de muitos conterrâneos e actualmente tem pouco mais de 200 habitantes, na sua maioria idosos. Este ano o empresário decidiu passar o Natal nas suas raízes e oferecer uma consoada especial aos mais carenciados da região.

Ilustradora portuguesa Fatinha Ramos participou no Festival da Igualdade em Gent

 

Enquanto em palco vários políticos, designers, escritores ou músicos partilhavam histórias e experiências, no fundo da sala, Fatinha Ramos desenhava ao vivo e passava para o papel mais uma das suas criações.

Pelo segundo ano consecutivo a organização belga responsável pelo Festival da Igualdade convidou a ilustradora portuguesa para apresentar o seu trabalho no evento realizado no Centro de Artes Vooruit em Gent e Fatinha Ramos marcou presença no passado dia 15 de dezembro.

Livro “10 Nomes 10 Histórias”

 

O livro, publicado anualmente pela Revista e Web.tv dedicada às Comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo, inclui exemplos de portugueses que conquistaram o sucesso dentro ou fora do país e está traduzido em francês.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Lusopress lançou uma obra com 10 nomes e 10 histórias contadas em português e a apresentação realizou-se no passado dia 24 de novembro.

No Consulado de Portugal em Paris estiveram oito dos dez biografados, o Cônsul de Portugal em Paris António Moniz e o deputado eleito pelo Círculo Eleitoral da Europa Carlos Gonçalves.